Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

CONHEÇA ALGUNS DOS FORUNS PORTUGUESES MAIS FREQUENTADOS PELOS CIBERNAUTAS (actualizado em Fevereiro 2013)

06.03.13 | José Coelho

Na Roma Antiga, debatiam-se assuntos políticos e religiosos debaixo das arcadas do forum. Muitos séculos depois, continuam-se a debater esses e outros assuntos, em foruns online. Devido ao aparecimento da internet, ferramenta tão indispensável hoje em dia, os cibernautas recorrem aos fóruns para troca de ideias, opiniões e experiências dentro de uma determinada área. Existem regras a cumprir e existem os administradores e moderadores que controlam os seus conteúdos e fazem respeitar os seus limites. No fundo, é um espaço público de discussão e entreajuda.

 

Normalmente, os fóruns exigem um registo, caso queiramos publicar algo ou responder a um tópico. Mas, no geral, todos os fóruns podem ser lidos e acedidos por qualquer pessoa.

Qualquer utilizador pode criar um fórum, hoje em dia. Mas os mais frequentados são foruns, normalmente, criados por empresas, revistas online, webmasters, webdesigners, etc.

 

Aqui fica uma lista de alguns dos foruns portugueses mais frequentados pelos cibernautas:

 

1 - Forum Autohoje

Este forum foi criado pelos responsáveis da revista Autohoje, publicação bastante conhecida da área automóvel. Conta, até à data, com cerca de 128002 membros entre 388150 tópicos. As áreas de discussão incluem, obviamente, como tema exclusivo, o mundo automóvel (desde veículos comerciais, desporto automóvel, preços, classificados, etc) como ainda possui uma área de multimédia e de off-topic, onde os utilizadores podem publicar todos os temas que não tenham directa ou indirectamente a ver com automóveis, mas que entendam ter um motivo forte para serem levados à discussão.

 

Link: Fórum Auto-hoje

 

2 - Forum Zwame

Teve a sua origem em 1999 numa antiga loja de informática em Lisboa, de nome Unreal. Na altura, a loja tinha um portal onde publicava notícias do mundo da informática (e tinha também um fórum associado, com o mesmo nome. Em 2003 a loja encerra as suas portas e, devido à popularidade do forum e à sua já extensa comunidade, um grupo de utilizadores e um dos sócios da loja resolve mantê-lo online, com o nome de Techzone.

 

Em 2008, muda para Zwame e é hoje um dos maiores foruns portugueses exclusivamente dedicados à área informática, com áreas tão distintas como: tecnologia, computadores, jogos, overlocking, suporte técnico, hardware, software, telemóveis, etc.

 

Conta, à data, com cerca de 128002 membros e cerca de 388150 tópicos. Possui também uma revista online com periodicidade mensal.

 

Link: Fórum Zwame

 

3 - Forum Fotografia@net

Tendo o seu início em 2004, este forum tem como principal objectivo a entreajuda na aprendizagem da fotografia e tudo o que está relacionado com esta arte. Aqui podemos encontrar áreas tão específicas como: edição de imagem, equipamentos, fotojornalismo, iluminação, fotomontagens, arte digital, passatempo, enfim, um óptimo ponto de encontro para quem gosta de fotografia, para quem deseja partilhar as suas galerias fotográficas e conhecer, também, as obras de alguns dos melhores fotógrafos portugueses que existem actualmente.

 

Tem ainda um espaço de apoio e divulgação para compra e venda de produtos fotográficos. Para quem gosta desta área, recomenda-se vivamente o registo.

 

Até à data, conta com cerca de 10585 membros e cerca de 29914 tópicos.

 

Link: Fórum Fotografia

 

4 - Forumúsica

Desde 2002 que este forum serve de espaço de divulgação de eventos musicais, ponto de encontro entre músicos e aficionados, compra e venda de equipamentos musicais, suporte técnico, etc.

Enfim, aqui de tudo um pouco se encontra, nesta verdadeira comunidade musical. Existe, inclusive, uma área onde os utilizadores podem partilhar as suas opiniões sobre CDs, DVDs, LPs, livros e revistas.

 

Conta, neste momento, com cerca 16273 membros e mais de 1.151657 posts.

Link: Forumusica

 

5 -  Arca de Noé Vivapets

É uma comunidade interactiva do Sapo.pt, que serve de ponto de encontro para todos os amantes de animais de estimação. Aqui os membros podem criar uma página pessoal do seu bicho, com biografia, álbum de fotos, blog e criar a sua rede social de amigos online. O forum serve para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a diversas questões.

 

Temos acesso a diversos tópicos como: animais para adoptar, pedidos de ajuda, direitos dos animais, encontros, eventos, etc. Existe também áreas exclusivas de animais como: cães, gatos, aves, cavalos, animais exóticos, etc. Se estiver a pensar em adoptar um animal, este é o sítio ideal para procurar um.

 

90623 membros registados, até à data, com cerca de 941354 posts.

 

Link: Arca de Noé

 

6 - Forum Maximus, o Renascer das Cinzas

Apesar de mais virado para a área informática, eis um forum muito abrangente onde se pode debater os mais variados assuntos, desde: tecnologia, telemóveis, filmes, desporto, e-books, jogos, música, manuais, tutoriais, etc. Inclusive, pode-se aqui partilhar ficheiros com outros utilizadores.

 

Se quisermos ser membros, no registo é-nos avisado, pelos administradores, que este sistema de fóruns usa "cookies" para guardar informação no seu computador e que temos de ser maiores de 13 anos para o aceder.

 

O Maximus é um dos foruns preferidos dos portugueses, principalmente a camada mais jovem, e já existe há algum tempo. Conta, actualmente, com cerca de 71908 membros e com mais de 729349 posts.

 

Link: Fórum Maximus



7 - Fórum Mais Tráfego


Este é o fórum do conhecido site português de webmasters Mais Tráfego. Citando o próprio Esta é uma comunidade online de webmasters. O "webmaster" é uma espécie em vias de extinção que é protegida neste nosso habitat natural ao qual gostamos de chamar "+tráfego". Se gostas de web, queres aprender mais sobre o desenvolvimento de websites, és webdeveloper, webdesigner, blogger, completamente viciado em web marketing, se já ouviste falar de SEO e acordas a pensar em SEM, então, lamentamos informar-te mas, os teus dias infindáveis a googlar até aos confins das páginas de pesquisa, chegaram ao fim, encontraste o +tráfego.

Link: Fórum Mais Tráfego

 

8 - Outros foruns de interesse (clique para aceder):

 

- ITJobs Forum sobre Emprego

 

- Forum da Casa sobre Imóveis

 

- CastingStars - Comunidade de Artistas Portugueses

 

- FRAGlider - Comunidade Portuguesa de Jogos

 

- Caminhar em Portugal - Grupo de Caminhadas e Percursos Pedestres

 

- Forum dos Bolseiros

 

- Forum BTT

 

- Deficiente Forum

 

- Fórum Saúde

 

Existem muitos outros foruns dedicados a mil e um temas que aqui não se falou.

Se, porventura, conhecer outros foruns que queira aqui divulgar, partilhe o seu link nos comentários.

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

22 comentários

Comentar post