Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Pequenos grandes gestos que contribuem para melhorar o nosso Meio Ambiente

16.06.08 | José Coelho
  1. - Feche sempre muito bem a torneira, logo que não precise mais de água e todas as que vir a pingar. (A torneira  a pingar 1gota/segundo pode gastar até 45L de água por dia e um "fiozinho" de água 2 068L de água por dia)
  2. - Concerte as torneiras e autoclismos.
  3. - Sempre que vir uma rotura/fuga de água na rua, avise a entidade distribuidora  para que seja rapidamente resolvida.
  4. - Limpe o carro  de balde e esponja/pano e o pátio de balde e vassoura - os gastos de água serão incrivelmente menores..
  5. - Não deixe a água a correr quando lavar a louça, os dentes, a cara, fizer a barba, tomar banho, regar, etc.
  6. - Opte por torneiras de menor caudal (4L/min), sempre que tiver necessidade de trocar uma torneira clássica.
  7. - Instale torneiras com aerador (rede na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão, mas, na verdade, faz exactamente o contrário.
  8. - Lave as louças numa bacia com água e abra a torneira só para enxaguar.
  9. - Aproveite sempre que possível a água da chuva. Você pode armazená-la em recipientes colocados na saída das calhas ou na beirada do telhado e depois usá-la para regar as plantas. Só não se esqueça de deixá-las tapadas depois, para evitar a proliferação dos mosquitos, que colocam as suas larvas na água.
  10. - Utilize a água fria que o esquentador demora aquecer, para limpar a casa, regar plantas ou encher o autoclismo por exemplo.
  11. - Coloque uma garrafa cheia de água ou areia no interior do depósito do seu autoclismo. A água que se gasta em cada descarga no autoclismo é superior à que realmente é necessária. (Pode poupar 4 a 8L em cada descarga).
  12. - Diminua as doses de detergentes de limpeza e não despeje óleos, nem produtos químicos pelo cano a baixo, porque contaminam grandes quantidades de água e matam os microrganismos  das estações de tratamento (que ajudam no tratamento da água) e para além disso são necessárias dispendiosas e elaboradas operações de tratamento  para neutralizar/eliminar esses resíduos para que possa novamente ser utilizada a água por todos nós. Podem colocar o óleo e produtos químicos garrafas de plástico (enchendo-as assim evita encher muitas) e por para reciclar .
  13. - Regue o jardim de manhã cedo ou ao fim da tarde. Nos períodos de maior intensidade solar, grande parte da água de rega perde-se por evaporação.
  14. - Um chuveiro de baixa pressão equivale a poupanças significativas, na quantidade de água aquecida - e pode evitar a emissão de 160kg de CO2 por ano. 15% da energia gasta numa casa vai para o aquecimento da água.
  15. - Prefira os duches aos banhos de imersão

    Fonte: Simbiose Verde
Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.