Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Avós dedicam-se à Internet arrastados pelos netos

27.09.09 | José Coelho

 Para os mais velhos, as novas tecnologias são uma boa companhia que os permite passar horas a trocar mensagens com amigos.

Os filhos e os netos incentivaram António e Vitor a participar nas redes sociais online. O que começou com um desafio, tornou-se um vício estimulante na vida destes idosos, que passam horas a fio a trocar mensagens com amigos.

 

O interesse dos idosos pela Internet tem vindo a aumentar e os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) comprovam-no: Em 2006, 3% dos indivíduos entre os 65 e os 74 anos utilizavam a Internet contra 1,3% em 2002.

 

António Machado, 73 anos, faz parte desta estatística. A "culpada" da sua paixão pelas novas tecnologias foi a neta, quando lhe ofereceu o seu velho computador. Depois de uma vida dedicada às telecomunicações, este avô achava estar "completamente ultrapassado" para as novas tecnologias. Mas quando navegou pela primeira vez na Internet descobriu um "mundo fantástico".

 

"Fui mexendo no computador e aqui estou. Faço muitas asneiras e vou aprendendo com elas", contou à Lusa o idoso, que todos os dias utiliza o Messenger e o correio electrónico para trocar dezenas de mensagens com amigos e familiares. O muito tempo que passa pregado ao teclado já lhe valeu alguns ralhetes: "A minha mulher até se zanga comigo", diz com um sorriso. Para António, a Internet é "uma companhia". "Quando estou aborrecido sem saber o que fazer vou ao computador e entretenho-me".

 

88 anos é a idade do aluno mais velho de Informática da Universidade Sénior

 

Vitor Fernandes, 72 anos, foi "arrastado" para aderir ao Facebook, uma rede social em que cada pessoa pode ter o seu perfil, colocar fotos, videos ou notas e comunicar com os amigos. "Convidaram-me para aderir e, como gosto de desafios, aceitei", conta o internauta, que dedica algumas horas do seu dia ao Facebook e a trocar ideias no Messenger.

 

"A Internet é um meio para comunicar por excelência" e para manter o "tempo ocupado" de quem está reformado. E a idade não representa um entrave para ser utilizador da Internet. "Há pessoas com mais de 90 anos que a utilizam com se tivessem 9", revelou Teresa Almeida Pinto, presidente da Associação Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo (VIDA) - responsável pelo projecto Terceira Idade Online (TIO).

 

Na Universidade Sénior Contemporânea (USC) no Porto, uma centena de alunos frequenta aulas de Informática e Internet. O mais velho tem 88 anos. Os alunos escolhem estes cursos para não se sentirem ultrapassados e para comunicarem com outras pessoas, explica o director pedagógico da USC, Artur Santos.

 

Helena Neves

 

Notícia publicada hoje no jornal Diário de Notícias.

Na Fundação Inatel também existe, desde 2008, um projecto inserido no objectivo nacional de dar a conhecer as novas tecnologias de informação a todos os portugueses, chamado Net para Todos, e que se desenvolve em duas vertentes distintas, as acções de aprendizagem (que inclui 10 horas de formação) e o acesso livre.

 

Com o acompanhamento de técnicos especializados, serão explicados os primeiros passos na utilização de um computador e da Internet, com exemplos práticos de aplicações e funções como:
- o envio e a recepção de e-mail,
- processador de texto,
- conversação online,
- motores de busca,
- compras online e homebanking,
entre outras.

O PROJECTO INATEL_NET PARA TODOS tem como objectivo promover o acesso generalizado e gratuito à Internet através da disponibilização de espaços Internet nos Centros de Férias e na rede de Agências que a Fundação Inatel dispõe em todas as Capitais de Distrito e Regiões Autónomas.

 

Mais informações

Duração das acções de aprendizagem - 10 horas (2 horas por dia)

Horário nas Capitais de Distrito e Regiões Autónomas (de 2ª a 6ª feira)

11 às 13h (aprendizagem)

14 às 17h (acesso livre)

 

Horário nos Centros de Férias (de 4ª a domingo)

10 às 12h (aprendizagem)

14 às 16 (acesso livre)

 

Preços

€ 5 para beneficiários da Fundação Inatel

€ 6.50 para não beneficiários

 

Contactos

Tel.: 210 027 153 | 210 027 155 | 210 027 162

E-mail: netparatodos@inatel.pt 

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.