Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Ruas de Lisboa - Calçada de Sant'Ana

18.06.08 | José Coelho


A Calçada de Santana começa na Calçada do Garcia, acaba na Rua do Instituto Bacteriológico e foi o eixo estruturante da freguesia medieval.
Esta calçada equilibra de forma perfeita o casario de tipo popular com os edifícios senhoriais, como o do N.º 168, revestido de azulejos pré-industriais e andar amansardado, e onde se destaca uma pedra com o ano de 1764, ou o N.º 144, com janelas de sacada e interessantes ferros forjados que dão grande ritmo e colorido, com as suas flores, a toda a perspectiva descendente da calçada, com o Tejo no horizonte. Ou aquela outra nesga de azulejos, mesmo ao lado da igreja da Pena. Ou a própria via que se estreita a partir da Calçada Nova do Colégio e que continua a afunilar enquanto se desce para o Martim Moniz.
Na calçada destaca-se a varanda de sacada do N.º 198, com o monograma e as letras M e dois B, sendo um invertido, para respeitar a estética geométrica, ladeadas de leões, que sempre são símbolos de força e de poder.
Neste percurso, temos o desvio para a Calçada Nova do Colégio e Rua Martim Vaz, onde se acede ao pátio Santos. É na porta N.º 2 que se pode ver a placa indicativa do lugar onde nasceu Amália Rodrigues. Continua-se caminhando até ao Hospital de S. José.

 

 

Clique nas imagens para ampliar:

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.