Familias portuguesas usam Windows Live Messenger para diminuir distância entre gerações
Windows Live Messenger já é mais popular que o e-mail, cartas ou mensagens de texto e os portugueses são os que mais familiares têm na sua lista de contactos Windows Live Messenger.
Até os avós gostam de usar o Windows Messenger! Os portugueses (63%) lideram na comunicação com familiares via Messenger durante o período de férias segundo os resultados de um inquérito levado a cabo pelo Windows Live sobre o papel que desempenham as novas tecnologias, como o Messenger, no modo de comunicar das famílias, o Windows Live é apontado pelos utilizadores como o meio de comunicação mais na moda, logo depois do telefone.
Em Portugal, o Windows Live Messenger é tão popular que pais, irmãos, cônjuges e até mesmo avós preferem comunicar através do Windows Live Messenger do que utilizar o SMS/MMS, cartas, email ou sites de redes sociais.
Cerca de 25% dos portugueses inquiridos passa aproximadamente 10 horas por semana a utilizar o Windows Live Messenger. De facto, a maioria dos inquiridos fala com a família através do Windows Live Messenger e 30% usa-o para manter contacto com seis a dez elementos da família.
Irmãos e primos (74% e 48% respectivamente) são os que mais comunicam entre si através do Windows Live Messenger e cerca de 24% dos portugueses usam-no para comunicar com os seus pais ao longo da semana. África do Sul (77%) e a Polónia (74%) são os países que mais utilizam o Windows Live para falar com familiares no estrangeiro, seguidos por Portugal com cinquenta e cinco por cento.
Quanto aos temas abordados, as notícias/troca de impressões, mexericos/bisbilhotice e matérias práticas (58% em Portugal) são os tópicos mais populares de conversação na maioria dos países. A excepção dá-se na Bulgária, onde o tópico preferido é o emprego/carreira (71%) e na Hungria, com os eventos e festas a representar 60% dos assuntos discutidos.
Uma mãe Windows Live Messenger confessou: "Quando os meus filhos foram para universidade, tinha de implorar para que me telefonassem. Mas agora com o Windows Live Messenger, em vez disso, posso ver quando estão online e pedir-lhes para que façam uma vídeo-chamada".
De facto, a grande maioria das famílias actuais está extremamente bem informada sobre quais as melhores opções de comunicação online. Cada vez mais popular, o Windows Live Messenger é também a ferramenta utilizada por metade dos inquiridos para partilhar fotografias e ficheiros, uma vez que a consideram mais fácil e rápida face ao email. Actualmente, perto de um terço dos portugueses usa o Windows Live Messenger como uma forma divertida e sem custos para efectuar uma vídeo-chamada e estar cara a cara com os seus familiares.
Um "avozinha" digital confessou a sua euforia em relação às possibilidades do Windows Live Messenger: "Eu vi a minha neta pela primeira vez através do Windows Live Messenger e pude cantar-lhe os parabéns no seu primeiro aniversário. Agora falamos todos os domingos à noite e o melhor é que não tenho de me preocupar com as enormes contas para pagar no fim do mês".
Windows Live Messenger ultrapassa fronteiras
A distância não reduz a utilização do Windows Live Messenger. Pelo contrário, pode até encorajar o uso mais frequente. Mais de 55% dos portugueses utiliza regularmente o Windows Messenger para comunicar com membros da sua família residentes no estrangeiro. Uma tendência que tende a crescer dado que cada vez mais as pessoas procuram outros países para trabalhar e viver. Mesmo durante o período de férias esta tendência mantém-se, com 63% dos portugueses a utilizar o Windows Live Messenger para comunicar com os familiares.
"As famílias podem viver fisicamente longe, mas de certo que não estão distantes - de facto, descobrimos que os laços familiares estão ainda mais fortes", afirmou Diogo Marnoto, Sales Manager da Microsoft. "O Windows Live Messenger é popular, porque é uma forma fácil, gratuita e divertida para manter as famílias unidas, quer estejam separadas por um ou mil quilómetros".
Para Judi James, Especialista em Comportamento, "os resultados deste estudo são verdadeiramente interessantes, sobretudo porque revelam a forma como a comunicação e tecnologia estão inexplicavelmente ligados. À medida que as novas tecnologias evoluem - é o exemplo das chamadas de vídeo através do Windows Live Messenger - vemos os elementos mais novos das famílias a utilizá-las e integrá-las junto dos restantes familiares, o que abre portas a novas formas de toda a família se manter em contacto. É muito interessante observar a rapidez com que os novos produtos entram no quotidiano das gerações mais velhas e se tornam centrais nele. Isto só prova que a união familiar está a tornar-se mais forte mesmo perante adversidades como o tempo, a distância e situação económica. As famílias adoptarão serviços como Windows Live Messenger para se manterem em contacto".
Talvez sem surpresas, as discussões familiares acontecem tão facilmente online como pessoalmente. E quando acontecem, a maioria dos inquiridos acha mais fácil esconder-se atrás de um teclado. Quase 60% dos portugueses admite ser capaz de dizer coisas quando está online que não seria capaz de dizer cara-a-cara. Finlandeses e Turcos (63% e 62% respectivamente) são os que mais se escondem atrás do Windows Live. Polacos e Suíços são os que menos empregam o Windows Live para resolver problemas familiares - com apenas 25%.
De acordo com Judi James "A natureza da comunicação por mensagens instantâneas significa que não é necessário haver uma conversação cara-a-cara, o que se traduz numa maior facilidade em discutir assuntos com os quais as pessoas, especialmente os jovens, não se sentem confortáveis. É muito bom haver esses meios alternativos para comunicar e para os pais está a abrir novos canais de comunicação".
Mas qualquer discussão é também rapidamente resolvida através do Windows Live Messenger, bastando por exemplo o simples envio de um smile. Quando se trata de um pedido de desculpa mais sério, 28% dos lusos confia no Windows Live Messenger para resolver problemas de família mais complicados.
Algumas pessoas podem pensar que pedir desculpa através do Windows Live Messenger é uma prova de cobardia, mas ajudou-me realmente a apaziguar as discussões entre com a minha mãe", afirmou uma jovem portuguesa. "Tenho o tempo necessário para pensar no que vou dizer - e, porque exige um menor confronto, tendemos a resolver os problemas mais rapidamente".
Este estudo foi realizado na Áustria, Finlândia, Portugal, Suíça, Irlanda, Turquia, África do Sul, Bulgária, Grécia, Polónia, República Checa, Hungria e Roménia a um total de 30.000 inquiridos utilizadores da internet - homens e mulheres, desde teenagers a pessoas com 60 anos ou mais. O trabalho de campo foi realizado durante o mês de Abril de 2008.
Mais rápido que o e-mail e mais fácil que o telefone, o Windows Live Messenger é um Serviço de Mensagens Instantâneas (IM) gratuito que permite aos utilizadores conectarem-se entre si em tempo real e expressarem-se de forma fácil, eloquente e divertida. O Windows Live Messenger é utilizado por mais de 294 milhões de pessoas por mês, o que o torna o maior serviço de Mensagens Instantâneas do mundo. É também o único Serviço de IM que disponibiliza vídeo em ecrã total e a partilha de ficheiros virtualmente ilimitada. Diariamente 2,5 biliões de mensagens são enviadas em todo o mundo através do Windows Live Messenger e a cada momento mais de 15 milhões de pessoas estão a utilizar o Windows Live Messenger - disponível em, para quem ainda não sabe,
.
Fonte: Universia.pt