Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

O que é um RSS?

06.07.08 | José Coelho

 

O RSS é um modo poderoso mas simples de reunir o conteúdo de todos os lados da Web, tornando a tarefa de seguir as últimas actualizações de todos os seus sítios Web favoritos sem necessidade de os visitar a todos individualmente, numa tarefa fácil.

Tal como pode subscrever as revistas ou canais de televisão por cabo que lhe interessam mais, o RSS permite que subscreva conteúdo Web - sejam títulos de notícias, previsões de tempo, podcasts ou entradas de blogues - e fazer com que o conteúdo lhe seja entregue. Já não tem que visitar vinte sítios Web diferentes para verificar se foram actualizados - com RSS, você é notificado no minuto que o novo material chega e que lhe possa interessar.

O RSS tornou-se num padrão para sindicar e entregar conteúdos Web, e provavelmente encontrará a opção da subscrição a um "feed RSS" de quase qualquer blogue e muitos sítiosWeb, aplicações de partilha de fotos, destinos de publicação de vídeo e muito mais.

Isto é possibilitado por uma simples linguagem de markup chamada XML, mas não tem que se incomodar com detalhes técnicos na utilização de RSS para tornar a navegação e procura de informação na Web muito mais fácil e mais eficiente.

Se você quer ter actualizações ao minuto sobre stocks em que investiu, descobrir o que bloguers e analistas escrevem sobre o seu negócio, ou apenas criar um colecção personalizada das notícias que omita todas as coisas em que não tem interesse, o RSS pode fazer muita diferença na forma como utiliza a Web.

A razão mais simples para utilizar RSS é que irá poupar-lhe tempo.

Se visita mais do que um par de sítios Web, segue as imagens, vídeos e perfis públicos dos seus amigos e colegas ou quer manter-se a par das tendências e mudanças mais recentes na sua indústria, já tem um número convincente de razões para utilizar RSS.

O ícone que verá muitas vezes para um feed RSS é um quadrado cor de laranja com o que parece ser uma onda radiofónica branca dentro. É muitas vezes colocado no topo de um sítio Web ou blogue, ou ao lado de uma categoria ou título de um podcast ou blogue se estiver a pesquisar um directório.

Poderá também ver a frase "subscreva o meu feed", "feed RSS" ou outras variações, e para o confundir pode até ver "XML" na caixa. Algumas pessoas poderão modificar a cor do ícone, confundindo-o ainda mais, mas se reconhecer a forma, ou vir alguma das frases acima mencionadas, é provável que acabe por subscrever o conteúdo que encontrou.

Se utilizar um browser moderno como Firefox, Internet Explorer, Safari ou Flock (para denominar alguns) o seu browser pode dizer-lhe quando é que um sítio Web tem feeds disponíveis exibindo o símbolo RSS, ou a palavra RSS dentro ou ao lado da barra de endereço do seu browser (o sítio você insere endereços de sítios Web).

Dependendo de como você tem o browser configurado, clicando num botão de feeds RSS subscreverá dentro do próprio "leitor de feeds" do browser, ou activará a subscrição no seu leitor de feeds de eleição - quer esteja no seu computador, ou online.

Se você quiser colocar manualmente o feed RSS no seu leitor de feeds, ou guardá-lo para mais tarde, você tem que clicar simplesmente no botão direito do rato (control-clique em Mac)e escolher "guardar a localização do link". Será então copiado para o seu clipboard, para que possa colá-lo onde desejar.

 

Fonte: masternewmedia.org

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.