Segunda-feira, 14 de Julho de 2008

Pontos públicos de internet sem fios duplicam nos últimos 3 anos em Portugal

Restaurantes, cafés, hotéis, centro comerciais, praças e espaços culturais e desportivos concentram os mais de 1600 pontos públicos de acesso sem fios à Internet ("hotspots wi-fi") em Portugal, o dobro do número registado há apenas três anos.

Actualmente instalada em quase 232 mil pontos pagos ou gratuitos de 134 países, segundo dados da JiWire - entidade internacional que identifica "hotspots" - a tecnologia "wi-fi" permite o acesso em banda larga via rádio até uma distância de 100 a 300 metros. Com um portátil, o utilizador pode trabalhar "online" fora do escritório ou de casa, sem perdas de tempo e podendo optar pelo local que lhe for mais conveniente.

Em Portugal, o serviço começou a ser comercializado em 2004 pela PT Wi-Fi, empresa do grupo Portugal Telecom e actual líder do mercado, cuja rede "wi-fi" da TMN integra mais de 1500 zonas, 143 das quais resultantes de parcerias estratégicas específicas e, por isso, gratuitas.

A Central de Camionagens de Vendas Novas, a Biblioteca Municipal de Vila do Conde, a Casa da Cultura de Mora, 119 restaurantes McDonalds, o Jardim Municipal do Mourão, as Piscinas Municipais de Viana do Alentejo, os Paços do Concelho de Cantanhede e o Posto de Turismo da Figueira da Foz são alguns dos locais onde qualquer cibernauta se pode ligar à Internet sem quaisquer custos.

"A utilização do serviço tem tido grande adesão por parte dos utilizadores. Estamos constantemente a aumentar o nosso número de zonas 'wi-fi'. No ano passado houve um acréscimo de 300 novas zonas e para 2008 prevê-se um acréscimo idêntico", explica um responsável da PT Wi-Fi, que instalou o primeiro ponto de acesso no aeroporto de Lisboa.

"Muitas empresas contactam a TMN para a realização de parcerias para a disponibilização do serviço no seu espaço, como factor diferenciador face à concorrência e para ir ao encontro das necessidades dos clientes. Outras vezes é a TMN que identifica os locais com potencial e propõe uma parceria", acrescenta.

Também a Vodafone tem vindo a aumentar a quantidade de "hotspots", totalizando hoje 147 locais, com especial incidência em hotéis (cerca de 100).

O serviço está também disponível, por exemplo, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada, na Marina de Portimão, no Centro Cultural de Belém, no Autódromo do Estoril, no Teatro Micaelene e nos estádios do Algarve, da Luz, de Aveiro, do Bessa e de Braga.

Numa informação enviada à Lusa, a Vodafone refere, no entanto, que a eventual oferta da ligação é da responsabilidade dos parceiros com quem contratualiza a exploração, pelo que a operadora de telecomunicações não possui uma lista dos "hotspots" gratuitos para o público.

No caso da Optimus/Clix/Novis, da Sonae, a extensão da rede "wi-fi" não registou alterações significativas nos últimos três anos -- quem tiver um portátil pode continuar a aceder gratuitamente à Internet em vinte centros comerciais daquele grupo empresarial, como o AlgarveShopping, o GuimarãesShopping ou o Parque Atlântico (Ponta Delgada).

Somadas as três principais operadoras de telecomunicações, os portugueses têm à disposição mais de 1660 pontos públicos de acesso sem fios, cerca do dobro dos menos de 900 que a consultora Internacional Data Corporation (IDC) registava em 2005.

Na altura, também a líder de mercado, a PT Wi-Fi, possuía metade das áreas actuais (750).

Apesar do aumento, Portugal ainda não integra a lista dos dez países com maior número de "hotspots", na qual os Estados Unidos (com mais de 62.700) e a Suíça (com quase 4.000) ocupam, respectivamente, a primeira e a décima posições.


Fonte: Público

publicado por José Coelho às 18:07
link do post | comente este post | favorito

pesquise no blog

 

mais posts aqui

TEMAS

video do dia

youtube

videos

coisa criativa

música

cinema

brasil

facebook

pérolas do youtube

natureza

coisa bizarra

portugal

mulher

wallpapers

criatividade

internet

animais

google

redes sociais

humor

fotografia

curiosidades

download grátis

download

mundo animal

celebridades

jogos online

arte

trilhas sonoras de filmes

youtube filmes

fotografias

imagens

turismo

saúde

tecnologia

vimeo

hoje descobri

microsoft

china

futebol

filmes

natal

jogos

dicas

twitter

videoclipes musicais

videos engraçados

visita virtual

estados unidos

serviços online

cães

mapas

carros

infografias

lugares do mundo

moda feminina

japão

videos de animais

videos divertidos

astronomia

ferramentas online

gifs animados

curiosidade

design

mulheres

baixar grátis

flores

vida

games online

gatos

imagens de fundo

motores de busca

serviços web

automóveis

índia

arte digital

fotos

google maps

hilário

amor

como fazer

cristiano ronaldo

mp3

trailers

videos musicais

videos virais

animais selvagens

arte criativa

crianças

londres

photoshop

reflexão

rio de janeiro

sites úteis

videos explicativos

ciência

cores

europa

lisboa

livros

todas as tags