Domingo, 6 de Junho de 2010

SUGESTÃO DE PASSEIO: FLUVIÁRIO DE MORA, BARRAGEM DE MONTARGIL E CORUCHE

Roteiro de um dia:

Manhã -> Mora e Fluviário de Mora
Tarde -> Barragem de Montargil e Coruche

 

Hoje sugiro-lhe um passeio de um dia para visitar o Fluviário de Mora e, ao mesmo tempo, mergulhar na beleza verdejante do Ribatejo e Alentejo. Duas preciosidades de Portugal, sem dúvida.

 

Indicações -> Se vier de Lisboa, entre na Ponte Vasco da Gama e siga as direcções para Porto Alto. Saia em direcção a Coruche e depois siga as indicações para Mora.

 

Consulte o serviço de mapas do Google, para detalhes específicos AQUI

 

Não tenha pressa para chegar a Mora, circule devagar para admirar as magníficas paisagens de lezírias ribatejanas, passando pelas plantações de arroz tão características desta zona, as vinhas, etc.

Mora fica às portas do Alentejo, porque está situada mesmo à beira da linha divisória com o Ribatejo. Aproveite para conhecer esta pacata localidade tipicamente alentejana e faça aqui uma pausa para almoçar. Existem aqui diversos restaurantes regionais com muita oferta de pratos alentejanos. Alguns com preços acessíveis, outros nem por isso. Recomendo o Bacalhau com Espinafres no Café Morense (uma dose é suficiente para 2 pessoas).

 

Consulte mais informações sobre Mora no folheto disponibilizado pela Câmara Municipal AQUI

 

Fluviário de Mora

É um edifício inaugurado em 2007, situado no Parque Ecológico do Gameiro, freguesia de Cabeção, concelho de Mora, e que nos permite observar em aquários, as diferentes espécies animais que habitam os rios. Constituído por um conjunto de aquários e espaços envolventes, o Fluviário permite-nos observar as diferentes espécies animais e vegetais que vivem em rios. Isto é conseguido através de uma exposição de habitats naturais, aquáticos e terrestres, num percurso entre a nascente e a foz de um rio.

 

Existem aqui espécies de peixes tão variados como o esturjão, a dourada, o saramugo, mas também podemos admirar espécies tropicais como a piranha, o peixe-gato, a enguia-dinossauro. Também podemos admirar uma anaconda, uma perereca venenosa, lontras, cisnes, patos, etc.

As direcções estão bem sinalizadas para o Fluviário. Quando avistar um edifício cinzento com bandeiras, pode parar e estacionar no seu parque.

 

Consulte o site www.fluviariomora.pt para saber preços e horários

 

Barragem de Montargil
Localizada no concelho de Ponte-de-Sôr, distrito de Portalegre, a Barragem de Montargil viu a sua construção concluída no ano 1958, com vista à irrigação do Vale do rio Sorraia.

 

A Barragem tem uma capacidade de 164,3 hm3, com uma área de 1646 hectares, e possui uma central hidroeléctrica. A albufeira desta barragem é muito utilizada na prática de variados desportos náuticos e na pesca desportiva.

Aproveite para descansar na praia da barragem, debaixo da sombra das diversas árvores circundantes. Local ideal para se esticar ao sol, piqueniques e banhos.

 

Ponto negativo: Avista-se lixo em algumas partes da praia, no chão e junto das árvores, pelo que se lamenta o descuido das pessoas que vêm aqui para desfrutar da natureza, agradecendo-lhe desta maneira.

 

Aproveite também para conhecer a localidade de Montargil, com destaque para a sua igreja matriz.

 

Consulte mais informações no site da Junta de Freguesia de Montargil AQUI

 

CORUCHE

Se vier de Lisboa, volte para trás e pare nesta localidade tipicamente ribatejana.

 

Situada nas vastas planícies abertas da lezíria e no coração da região de touros e campinos, Coruche é uma vila alegre e bonita, com pequenas casas de arquitectura popular e agradáveis largos e praças. Foi habitada desde o período do Paleolítico; depois, os Mouros quase a destruíram em 1180, em retaliação pelo avanço dos Cristãos.

 

A região é excelente para a agricultura e os solos bem irrigados proporcionam bons vinhos, cereais e produtos hortícolas.

 

Em Coruche, a Igreja de Santa Maria do Castelo tem um magnífico miradouro com vistas sobre as terras férteis e os campos de oliveiras. A Igreja de São Pedro exibe raros e preciosos azulejos em tons de azul e amarelo (século XVII), e o café O Coruja, na rua central, onde não passam carros, tem também as paredes revestidas de painéis de azulejos de estilo moderno, que retratam os touros nas planícies, touradas e cenas pitorescas da vida local.

 

Visite o centro da cidade e aproveite para lanchar na esplanada do Parque do Sorraia na zona ribeirinha. Recomendo a tosta de queijo com batatas fritas a acompanhar.Consulte o mapa de Coruche disponibilizado pela Câmara Municipal AQUI

 

Mais informações sobre Coruche AQUI

 

Os meus votos de um bom passeio, e que o Sol abrilhante o seu dia.

 

Links a visitar:

Galeria Fotográfica de Mora
Galeria Fotográfica de Coruche
Ecos do Ribatejo

publicado por José Coelho às 11:16
link do post | comente este post | favorito

pesquise no blog

 

mais posts aqui

TEMAS

video do dia

youtube

videos

coisa criativa

música

cinema

brasil

facebook

pérolas do youtube

natureza

coisa bizarra

portugal

mulher

wallpapers

criatividade

internet

animais

google

redes sociais

humor

fotografia

curiosidades

download grátis

download

mundo animal

celebridades

jogos online

arte

trilhas sonoras de filmes

youtube filmes

fotografias

imagens

turismo

saúde

tecnologia

vimeo

hoje descobri

microsoft

china

futebol

filmes

natal

jogos

dicas

twitter

videoclipes musicais

videos engraçados

visita virtual

estados unidos

serviços online

cães

mapas

carros

infografias

lugares do mundo

moda feminina

japão

videos de animais

videos divertidos

astronomia

ferramentas online

gifs animados

curiosidade

design

mulheres

baixar grátis

flores

vida

games online

gatos

imagens de fundo

motores de busca

serviços web

automóveis

índia

arte digital

fotos

google maps

hilário

amor

como fazer

cristiano ronaldo

mp3

trailers

videos musicais

videos virais

animais selvagens

arte criativa

crianças

londres

photoshop

reflexão

rio de janeiro

sites úteis

videos explicativos

ciência

cores

europa

lisboa

livros

todas as tags