Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

METADE DOS PORTUGUESES NÃO UTILIZA A INTERNET

11.07.10 | José Coelho

Não preciso de internet. A vida deixa-me ocupado.

 

Mais de metade dos portugueses (55,4 por cento) não usam a Internet, a maioria dos quais por falta de interesse ou porque não a sabem utilizar, segundo um inquérito divulgado no passado dia 7.

 

De acordo com um estudo sobre o impacto da Internet na sociedade portuguesa, realizado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), apenas 44,6 por cento dos portugueses utilizam esta ferramenta, apesar de se registar uma subida relativamente aos dados de 2008: 38,9 por cento.

 

Entre os que não utilizam a Internet, 47,5 por cento têm 55 ou mais anos, enquanto a maior fatia dos que a usam, 61,9 por cento, situa-se naturalmente entre os 15 e os 34 anos.

 

20% não tem computador

 

Participaram neste inquérito 1.255 pessoas. As 696 que afirmaram não utilizar justificaram a resposta com o facto de não se interessarem pela Internet ou a considerarem pouco útil, 44,4 por cento, ou pelo simples facto de não saberem utilizar a ferramenta (26,3 por cento).

Mais de 20 por cento afirmam não ter um computador ou consideram o acesso à Internet demasiado caro.

 

Do grupo de pessoas que não utilizam a Internet, mais de 50 por cento acham que nunca vão começar a fazê-lo.

 

As diferenças entre homens e mulheres são hoje mais reduzidas, conclui ainda o estudo.

 

Net à frente da rádio

 

Em relação ao acesso à informação, 77 por cento dos inquiridos consideram a televisão "importante" ou "muito importante", seguida dos jornais (55,6 por cento). A Internet surge apenas em terceiro lugar, com 52,3 por cento, à frente da rádio, com 50,6 por cento.

 

Em relação ao entretenimento, a televisão é novamente a primeira opção, enquanto a Internet é a última, com 23,9 por cento dos inquiridos a considerarem "nada importante".

 

Dos que utilizam a Internet, 56,5 por cento fazem-no diariamente para consultar o email, 46,9 para usar sistemas de mensagens instantâneas. Nos últimos lugares surge a realização de chamadas, apontada por apenas sete por cento.

 

Quanto a redes sociais, 25 por cento dos inquiridos (315 pessoas) afirmaram estar registados em pelo menos uma, sendo que 75,6 por cento apontaram o Hi5 e 70,2 por cento o Facebook.

 

O estudo de opinião foi apresentado, na 11.ª Conferência Anual do World Internet Project , no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

 

Notícia: expresso.pt

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

1 comentário

Comentar post