O QUE É SER ECOLÓGICO AFINAL?
Uma cliente entrou numa sapataria e comprou um par de sapatos. Depois de efectuar o pagamento, a funcionária da caixa colocou os sapatos dentro de um saco de plástico. Nesse momento a cliente exclama: não quero sacos de plástico!
A funcionária admirada diz: Mas só temos estes sacos.
- Então não quero. Você sabe, eu não uso sacos de plástico porque sou ecológica.
Uma outra cliente que estava atrás na fila para pagar, meteu-se na conversa:
- Desculpe intrometer-me, mas...se a senhora é ecológica, porque está a comprar sapatos de couro?
(couro bovino é o mais utilizado e o mais abundante no mercado, e os seus preços são mais baixos. Os bovinos soltam gás metano, um dos que mais contribui para o aquecimento global e as mudanças climáticas).
- Compro só o que preciso, responde a cliente "ecológica". A responsabilidade de poluir é de quem produz.
- A senhora tem razão! - Concordou a outra.
Mas afinal, o que é ser ecológico(a)?
Ser ecológico é viver dentro da lógica ECO. Eco vem do grego oikos e significa casa. Para ser ecológico, temos de viver dentro da lógica da nossa casa, o planeta Terra. O nosso planeta é como uma grande casa onde habitam milhares de organismos vivos que se relacionam entre si dentro deste mesmo espaço. Estas relações devem acontecer de uma forma organizada, respeitando o equilíbrio da natureza.
O ser humano é um dos organismos que habita o planeta Terra e é o mais irracional do ponto de vista da natureza. Para satisfazer as suas necessidades, retira do planeta tudo o que quer, mas sem a preocupação de preservar o equilibrio da natureza.
A população humana na Terra e as suas necessidades e luxos aumentaram muito desde o início do século passado e da Revolução Industrial. Hoje temos à frente um grande desafio: para sobreviver precisamos de repor tudo o que tiramos da nossa Casa. Precisamos manter o equilibro dos ecossistemas, os sistemas que organizam a nossa casa.
Viver de acordo com este raciocínio lógico é ser Ecológico!
Faz parte da lógica Eco:
. consumir apenas o que precisa,
. ser responsável pelo impacto que o seu produto causa no meio ambiente,
. reciclar e reaproveitar tudo do que for preciso,
. recusar os sacos plásticos que são produzidas com petróleo e contribuem para o aquecimento global, o desequilíbrio do clima e dos ecossistemas do Nossa Casa: planeta Terra, Via Láctea.
Texto recebido por e-mail de José Faustino. O meu obrigado!