Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

ILHA DE PÁSCOA...

19.08.10 | Mari Ortiz

A Ilha de Páscoa é uma ilha da Polinésia oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico, a 3600(?) km de distância da costa oeste do Chile.

 

 

 

 

Em "rapanui", o idioma local, é denominada Rapa Nui ("ilha grande"), Te pito o te henúa ("umbigo do mundo") e Mata ki te rangi ("olhos fixados no céu").

A 5 de abril de 1722, o explorador neerlandês Jacob Roggeveen atravessou o Pacífico partindo do Chile em três grandes navios europeus, e após dezessete dias de viagem desembarcou na ilha num domingo de Páscoa, daí o seu nome, que permanece até hoje.


Mas, o que mais atrai na ilha são suas famosas estátuas de pedras… As mais de 887 estátuas da Ilha de Páscoa – Moai (“escultura” no idioma local) – contêm em si uma pergunta imediata: como um lugar tão pequeno e isolado poderia originar uma cultura capaz de obras tão espectaculares? Se cada Moai pesa mais de 10 toneladas, como cortaram a rocha de origem vulcánica, de particular dureza e tamanho, e transportaram-na a seus lugares definitivos? Construídas por volta de 1300 d.C. pelo povo Rapanui, permanecem cheias de mistérios...


 

 

 

Quando Jacob Roggeveen chegou à ilha, sua primeira impressão (desde seu navio) era que tratava-se de uma terra de gigantes, ao pensar que os Moai eran pessoas. Após, descreveu o povo como de homens amáveis e mulheres formosas.

 

 

 

 

Por que foram criados os Moais? Não há certezas, mas acredita-se que as estátuas representam antepassados mortos. Sobre plataformas cerimoniais, todos mirando o interior da ilha, é como se os espíritos dos mortos estivessem a pedir proteção (com um poder sobrenatural) para seus descendentes.

 

 

 

 

 

 

Saiba mais sobre a Ilha de Páscoa aqui.


Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.