TENHO UMA ALDEIA NO MEU QUINTAL
Quando temos um sonho, porque não concretizá-lo? É preciso é ter força de vontade, imaginação e criatividade. Que o diga Pedro Lemos, que é o nome de um jovem artesão português de Celorico de Basto que teve, um dia, o sonho de construir uma aldeia da sua imaginação. "Desde muito pequeno que brincava com pedrinhas e pauzinhos. Um dia comecei a fazer casas e nunca mais acabei", contou à Lusa.
Pedro iniciou a construção destes edifícios em miniatura, no quintal da sua casa, com apenas 10 anos de idade. Não faltam aqui a igreja, o pelourinho, a torre de um castelo, os espigueiros minhotos e uma casa senhorial.
"Inspiro-me naquilo que vejo. A torre é parecida com o castelo de Guimarães e as casas são iguais às que vou encontrando por aí", contou. Pedro nunca frequentou formação que o ensinasse a arte de construir casas, mas diz que gostaria de o fazer para aperfeiçoar a técnica, embora não saiba onde. "Aqui em Celorico não há nada", lamenta-se, lembrando que não ter Carta de Condução dificulta uma eventual deslocação para outra localidade onde pudesse aperfeiçoar a sua vocação. "Só se fosse de bicicleta", graceja.
O seu maior medo – confessa com ar preocupado – é que uma enxurrada possa inundar a sua aldeia monte abaixo e acabar com um sonho que alimenta há mais de uma década.
Fonte: IOL Diário