A "PIETÁ" DE MICHELANGELO... ADMIRÁVEL PERFEIÇÃO.
A Pietá, esculpida no mármore de Carrara, é a perfeita visão de anatomia humana modelada pelas mãos do grandioso artista Michelangelo, aos 23 anos de idade.
A virgem Maria segura o filho Jesus morto nos braços, uma cena trágica, que encanta os visitantes e inquieta os artistas, devido à sua perfeição. "Giorgio Vasari" (pintor e arquiteto italiano conhecido por suas biografias de artistas italianos) registrou: "É de maravilhar que, a mão do artifício, pudera divina e propriamente fazer em pouquíssimo tempo algo tão admirável."
A polidez do mármore realça a beleza, a doçura e a jovialidade da virgem. Nenhum detalhe nesta obra fica inacabado, ela foi totalmente polida e finalizada dentro de um ano... em 1499 a Pietá foi concluída.
O contrato foi cumprido fielmente em todas as suas cláusulas no que diz respeito ao prazo, perfeição e beleza da escultura.
Encontra-se na Basílica de São Pedro no Vaticano, no lado direito de quem entra na igreja.
Michelangelo compôs a imagem de Jesus dentro da limitação do corpo da virgem, de modo que este coubesse no manto e assim nos dá a idéia da ligação entre mãe e filho.
Acredita-se que devido a tamanha beleza e perfeição, Michelangelo autenticou a sua Pietá, o que não fez com as outras obras. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria diz: “Michael Angelus Bonarotus Florent Facieba(t)”, ou seja, “Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez”.