Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

25 PALAVRAS ITALIANAS QUE VAI GOSTAR DE CONHECER O SEU SIGNIFICADO SE FOR A UM RESTAURANTE ITALIANO

09.09.10 | José Coelho

 

culinária italiana

 

Como adoro comida italiana, resolvi publicar aqui uma informação que lhe pode ser bastante útil na sua próxima ida a um restaurante italiano. Estes termos aqui apresentados fazem parte do vocabulário do fabuloso menú de culinária italiana que é tão apreciada em todo o mundo. Alguns já conhece, outros talvez não. Saiba quais são:

 

 

 

1. Al dente: expressão utilizada para indicar o ponto de cozedura exacta para o macarrão, para o arroz e para os legumes. O alimento deve estar cozido mas firme, resistindo à dentada (ao dente, portanto).

2. Alla: No estilo de; ou À Moda de; por exemplo: Alla Millaneza, ou seja "à milanesa".

3. Antipasti: São os pratos servidos como entrada ou aperitivo, antes da refeição principal.

4. Bresaola: Tipo de frio de carne curada, que pode ser encontrado já fatiado em embalagem a vácuo em supermercados e casas do ramo. Muito utilizado em pratos italianos.

5. Budino: Pudim

6. Cannelloni: pequenos pasteizinhos com bocadinhos de massa, recheados com uma mistura de carne picada e legumes e que são gratinados no forno. O recheio também pode consistir em restos de carne e de enchidos.

 

7. Caponnata: Prato típico da sicília. Antepasto preparado com berinjela, aipo e tomates, fritos em azeite de oliva e temperados com azeitonas, alcaparras, anchovas, abobrinhas, tomates e cebolas. É servido como entrada fria.

8. Carpaccio: Entrada fria constituída de fatias de carne de boi crua servidas com um molho de azeite, suco de limão, salsa, cebolinha verde e alcaparras, polvilhadas com finas tiras de queijo parmesão.

9. Farina: farinha obtida de trigo, frutos secos e batatas.

10. Fritti: Tudo que seja frituras

11. Funghi: Cogumelos

12. Gnocchi: Preparado com massa de farinha de trigo e puré de batatas, cortado em diversos formatos e conforme o preparo do prato é gratinado ou misturado com molho branco. No Brasil é chamado de nhoque.

13. Granita: Granita ou granita siciliana é uma sobremesa semi-congelada preparada com açúcar, água e frutas, oriunda da Sicília.

14. Grissini: gressino em português, trata-se de um tipo de pão italiano, em formato de palito, crocante e friável.

esparguete


15. Milanese: Refere-se a qualquer prato característico de Milão, à moda milanesa.

16. Neapolitan: Um tipo de gelados com diferentes sabores, como chocolate, baunilha e morangos.

17. Panettone: O panetone é um bolo tradicional da época de Natal de origem milanesa, do norte da Itália. Várias lendas tentam explicar a sua origem. O pão doce de natal possui fragância discreta de baunilha e recheio de frutas secas tais como damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra e a uva passa.

18. Prosciutto: Presunto curado a seco, envelhecido e temperado, finamente fatiado e servido sem cozedura.

19. Risotto: prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arroz arborio, ou o arroz em manteiga, e se vai gradualmente deitando caldo de carne e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido.

20. Romano: ao estilo dos romanos, à moda dos romanos.



21. Tartufo: Uma sobremesa gelada servida numa concha de chocolate.

22. Torta: Torta, é o mesmo tipo de bolo que existe em Portugal.

23. Tiramisu: é uma sobremesa tipicamente italiana que consiste em camadas de pão-de-ló embebidas em café e vinho Marsala, ou conhaque, ou rum e brandy, entremeadas com o cremoso e macio queijo chamado mascarpone, polvilhado com chocolate amargo.

24. Vongole: Ameijoas. O linguini de ameijoas é um prato muito saboroso.

25. Zabaglione: é uma sobremesa italiana, muito leve, que se obtém batendo gemas, açúcar e vinho Marsala numa tigela colocada dentro de um tacho com água a ferver.

 

 

E muitas outras palavras poderia acrescentar como pizza, spaghetti, fetuccini, lasagna, mas...vamos com calma. Prometo publicar isso num próximo post. O meu apetite já não aguenta mais ouvir tantas palavras gostosas.

 

Bom apetite!

 

Fontes: http://www.portugalrestaurants.com/glossario/html

www.wikipedia.org

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.