Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

AVISO DE SEGURANÇA: NÃO USE A MESMA PALAVRA-PASSE DO E-MAIL NAS REDES SOCIAIS

26.09.10 | José Coelho

 

password

O aviso de segurança já é antigo. Todos nós sabemos que todo o cuidado é pouco quando nos ligamos à web, principalmente no que toca à utilização de palavras-passe. Não utilize a mesma palavra-passe dos e-mails para se ligar às redes sociais, como o Twitter, Facebook, Hi5, etc. Eu já aqui coloquei diversos posts sobre como escolher uma palavra-passe difícil, que torne a vida chata aos piratas.

 

 

O site Tek do Sapo lançou também agora um alerta sobre esta questão. Ora leia:

 

Um estudo levado a cabo pela empresa de segurança BitDefender volta a mostrar, que as ameaças informáticas são muitas vezes bem sucedidas devido ao pouco cuidado dos utilizadores, na segurança da informação que disponibilizam online.

A empresa apurou que 75 por cento dos utilizadores opta por usar a mesma password para aceder ao email, à conta na rede social e, muitas vezes, a outros serviços online adicionais. Com a opção aumenta o potencial de danos, caso esta informação pessoal seja acedida e usada por terceiros.

O mesmo estudo também conclui que estão disponíveis na Internet 250 mil endereços de correio electrónico, nomes de utilizadores e passwords que "podem ser facilmente encontrados através de comentários, blogs, plataformas de colaboração torrents e outros canais", alerta a empresa.

Em toda esta informação, assegura a mesma fonte, 87 por cento são endereços de correio electrónico, nomes de utilizadores e passwords válidas e expostas à utilização por qualquer pessoa.

A recomendação é a habitual: na definição de uma password o utilizador deve ser cuidadoso e assegurar uma combinação de caracteres que imprima segurança ao seu código pessoal de acesso. A mesma senha para vários serviços também é opção desaconselhada.

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.