Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

SABE O QUE É UMA CUCABURRA?

15.10.10 | José Coelho

Ora aqui está uma óptima pergunta que poderia ser aproveitada para o concurso Quem Quer Ser Milionário. Adorava ouvir uma piada do Jorge Malato sobre isto. Se tem intenção de concorrer a este programa, fique atento a este artigo sobre a cucaburra (ou kookaburra).

 

O que será então? Uma pessoa burra? Uma localidade? Um peixe?

 

Fique então a saber que a Cucaburra é o curioso nome de uma pequena ave australiana da família dos Alcedinídeos e que pode ser encontrada no leste da Austrália, bem como na Tasmânia e a norte da Nova Zelândia.

kookaburra

 

Algumas curiosidades sobre estes peculiares pássaros:

 

- Distinguem-se pelo seu som muito sonoro e roufenho, que mais parece uma gargalhada humana. Eles usam-no para marcar território. Grupos de cucaburras juntam-se ao anoitecer ou de madrugada para emitir estes sons, extremamente ruidosos. Tal como cá em Portugal se acorda ao som dos galos, lá acorda-se ao som das cucaburras.

 

- Destacam-se pelas suas cabeças grandes e pelas cores das suas penas. Tanto o macho como a fêmea possuem penas azuis na cauda.

 

- São caçadores pacientes, pois conseguem ficar imóveis durante horas, num poleiro, à espera que se aproxime uma presa. Os seus petiscos favoritos são: cobras, lagartos, minhocas, insectos, etc.

 

- Quando conseguem capturar uma vítima, esmagam-nas contra um ramo e depois engolem-nas inteiras. Quando comem peixes, espancam-nos primeiro até à morte e depois engolem-nos inteiros.

 

É caso para dizer, de "burra" esta "cuca" não tem nada.

 

Veja o vídeo mais abaixo para ouvir o som das cucaburras.

Fontes consultadas: Wikipedia, www.birdsaustralia.com.au

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.