Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

OS MAIORES NAVIOS DO MUNDO

05.11.10 | Antonio Gralhas

Os maiores navios do mundo nas suas categorias:

 

Super-Petroleiro

knock-nevis

Construído em 1976, o super-petroleiro Knock Nevis já foi conhecido por outros nomes como, Jahre Viking, Happy Giant e Seawise Giant, desde a sua construção.

Com seus 458,5 metros ele foi maior navio do mundo e, consequentemente, o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem.

A partir de 2004, encerrou suas actividades e passou a ser usado apenas como tanque de armazenagem.

Em dezembro de 2009, uma empresa de desmontagem de navios indiana comprou o petroleiro que foi renomeado como Mont para sua derradeira viagem.

No começo de janeiro de 2010 o maior navio do mundo foi desmontado.

 

Cargueiro

emma-maersk

Com 397 metros, o Emma Maersk é o maior navio cargueiro do mundo e o maior navio em actividade da actualidade.

O navio pode transportar mais de 11000 containers de 20 pés, mas especula-se que sua capacidade pode chegar à 15000 containers.

Construído na Dinamarca em 2006, o navio conta com vários recursos para proteger o meio ambiente, entre eles, a pintura de silicone que cobre a parte do casco abaixo da linha da água e é responsável por diminuir o atrito e economizar 1200 toneladas de combustível por ano.

Por ser altamente informatizado o gigante pode ser operado por uma tripulação de apenas 13 pessoas.

 

Navio de Cruzeiro

oasis-of-the-seas

Os navios da classe Oasis contruídos pela Royal Caribbean International são os maiores navios de cruzeiro do mundo.

Dois navios foram encomendados em Fevereiro de 2006. O primeiro, baptizado Oasis of The Seas, foi entregue em Outubro de 2009, o segundo está programado para o final de 2010 e irá chamar-se Allure of The Seas.

Com os seus 360 metros, a classe Oasis é o maior navio de passageiros do mundo com capacidade para mais de 5400 passageiros.

Com um preço a rondar os 1,24 biliões de dólares, o Oasis of The Seas é também o mais caro navio comercial já contruído.

 

Transatlântico

rms-queen-mary-2

O maior transatlântico é o RMS Queen Mary 2 que, no ano de sua construção (2003), era o maior navio de passageiros construído.

A diferença entre um transatlântico e um navio de cruzeiro é que o primeiro é um navio que faz rotas regulares, portanto, o RMS Queen Mary 2 mantém o título de maior transatlântico do mundo, perdendo apenas o título de maior navio de passageiros.

 

Navio gaseiro

mozah

Navios gaseiros são navios destinados ao transporte de gases liquefeitos.

Também medindo 345 metros o navio gaseiro Mozah é o maior navio da sua classe.

 

Graneleiro

berge-stahl

O graneleiro Berge Stahl, construído em 1986, tem 343 metros de comprimento e um calado (a parte que fica abaixo da superfície) de 23 metros que o impede de navegar no Canal da Mancha, Canal do Panamá ou Canal de Suez.

Devido às suas dimensões, quando está carregado, sómente dois portos do mundo são capazes de recebê-lo, Ponta da Madeira, no Brasil, e Europoort, na Holanda.

O Berge Stahl faz o trajecto Brasil-Holanda cerca de dez vezes por ano, transportando minério de ferro do Brasil para a Europa.

 

Porta-aviões

uss-enterprise

O USS Enterprise é o primeiro porta-aviões nuclear construído e também o maior navio militar do mundo.

Com 342 metros, transporta 1 esquadrão F-14, 3 esquadrões F/A-18, 4 aviões EA-6B Prowler, 4 aviões E-2C Hawkeyes, 6 helicópteros SH-60F e 6 helicópteros HH-60H.

Este é o mesmo porta-aviões que aparece no filme Top Gun – Ases Indomáveis, de 1986, com Tom Cruise.

 

Fonte: bocaberta.org

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.