Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

O computador que nos vai acordar

18.08.08 | José Coelho
A Intel revelou esta semana que vai colocar no mercado processadores com capacidade para permitir o acesso remoto a computadores, através da Internet, incluindo a capacidade do equipamento receber ou aceder a dados desta forma. A tecnologia, denominada de Remote Wake, funciona apenas nos computadores com os novos processadores e novo software que vão ser disponibilizados em Setembro.

Alguns computadores já permitem este tipo de funcionalidades, nomeadamente o acesso remoto, mas o aparelho deve estar ligado. A novidade da Intel é usar o modo sleep, que desactiva muitas funções do computador, embora não o desligue totalmente, poupando assim energia.

Inovador é também esta tecnologia usar a telefonia pela Internet (Voice over Internet Protocol ou VoIP) para "acordar" o computador, uma enorme vantagem para quem o usa para chamadas telefónicas através de serviços como o Skype. Mas a primeira empresa a anunciar esta modalidade é a Jajah, afirmando que ela deve estar "acessível no próximo mês".

"A combinação das nossas tecnologias permite uma maior conveniência e eficiência energética para os consumidores, que querem os PC como uma plataforma genuína de comunicação em dois sentidos para os seus serviços de telefonia baseada na Internet", explicou em comunicado Joe Van De Water, director de marketing de produtos de consumo da Intel. O responsável confirmou que as primeiras quatro motherboards com processadores da Intel com estas funcionalidades vão estar disponíveis em Setembro.

A Jajah é uma empresa de serviços VoIP, também disponível para Portugal, permitindo chamadas telefónicas gratuitas ou a baixo custo. Pretende licenciar a tecnologia a operadoras de telecomunicações ou outro tipo de empresas interessadas neste tipo de serviço. Este será igualmente fornecido por empresas como a Cyberlink, Orb Networks ou Pando Networks, mas a Jajah lidera o processo porque a Intel Capital investiu 10 milhões de euros na empresa para o desenvolvimento desta solução.

O sistema permite que o computador "acorde" para receber chamadas telefónicas, mas apenas de serviços que o utilizador tenha assinado ou de números pré-determinados, evitando telefonemas indesejados. O potencial da tecnologia foi divulgado pela Intel há alguns meses, explicando que "a capacidade de remotamente ligar computadores é um desenvolvimento importante na gestão informática".
Fonte: Diário de Notícias
Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.