Segunda-feira, 18 de Agosto de 2008

O computador que nos vai acordar

A Intel revelou esta semana que vai colocar no mercado processadores com capacidade para permitir o acesso remoto a computadores, através da Internet, incluindo a capacidade do equipamento receber ou aceder a dados desta forma. A tecnologia, denominada de Remote Wake, funciona apenas nos computadores com os novos processadores e novo software que vão ser disponibilizados em Setembro.

Alguns computadores já permitem este tipo de funcionalidades, nomeadamente o acesso remoto, mas o aparelho deve estar ligado. A novidade da Intel é usar o modo sleep, que desactiva muitas funções do computador, embora não o desligue totalmente, poupando assim energia.

Inovador é também esta tecnologia usar a telefonia pela Internet (Voice over Internet Protocol ou VoIP) para "acordar" o computador, uma enorme vantagem para quem o usa para chamadas telefónicas através de serviços como o Skype. Mas a primeira empresa a anunciar esta modalidade é a Jajah, afirmando que ela deve estar "acessível no próximo mês".

"A combinação das nossas tecnologias permite uma maior conveniência e eficiência energética para os consumidores, que querem os PC como uma plataforma genuína de comunicação em dois sentidos para os seus serviços de telefonia baseada na Internet", explicou em comunicado Joe Van De Water, director de marketing de produtos de consumo da Intel. O responsável confirmou que as primeiras quatro motherboards com processadores da Intel com estas funcionalidades vão estar disponíveis em Setembro.

A Jajah é uma empresa de serviços VoIP, também disponível para Portugal, permitindo chamadas telefónicas gratuitas ou a baixo custo. Pretende licenciar a tecnologia a operadoras de telecomunicações ou outro tipo de empresas interessadas neste tipo de serviço. Este será igualmente fornecido por empresas como a Cyberlink, Orb Networks ou Pando Networks, mas a Jajah lidera o processo porque a Intel Capital investiu 10 milhões de euros na empresa para o desenvolvimento desta solução.

O sistema permite que o computador "acorde" para receber chamadas telefónicas, mas apenas de serviços que o utilizador tenha assinado ou de números pré-determinados, evitando telefonemas indesejados. O potencial da tecnologia foi divulgado pela Intel há alguns meses, explicando que "a capacidade de remotamente ligar computadores é um desenvolvimento importante na gestão informática".
Fonte: Diário de Notícias
publicado por José Coelho às 08:55
link do post | comente este post | favorito

pesquise no blog

 

mais posts aqui

TEMAS

video do dia

youtube

videos

coisa criativa

música

cinema

brasil

facebook

pérolas do youtube

natureza

coisa bizarra

portugal

mulher

wallpapers

criatividade

internet

animais

google

redes sociais

humor

fotografia

curiosidades

download grátis

download

mundo animal

celebridades

jogos online

arte

trilhas sonoras de filmes

youtube filmes

fotografias

imagens

turismo

saúde

tecnologia

vimeo

hoje descobri

microsoft

china

futebol

filmes

natal

jogos

dicas

twitter

videoclipes musicais

videos engraçados

visita virtual

estados unidos

serviços online

cães

mapas

carros

infografias

lugares do mundo

moda feminina

japão

videos de animais

videos divertidos

astronomia

ferramentas online

gifs animados

curiosidade

design

mulheres

baixar grátis

flores

vida

games online

gatos

imagens de fundo

motores de busca

serviços web

automóveis

índia

arte digital

fotos

google maps

hilário

amor

como fazer

cristiano ronaldo

mp3

trailers

videos musicais

videos virais

animais selvagens

arte criativa

crianças

londres

photoshop

reflexão

rio de janeiro

sites úteis

videos explicativos

ciência

cores

europa

lisboa

livros

todas as tags