Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

HOJE DESCOBRI...QUE AS FEZES DE BALEIA SÃO ÚTEIS PARA REDUZIR OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL

30.11.10 | José Coelho

 

baleia

 

 

Já tinha em mente que a baleia é de facto um dos animais mais magníficos do nosso planeta, e tenho-lhe todo o respeito por isso. Só lamento que haja tantos homens a desprezá-la roubando-lhe a vida. Agora, ainda mais se deve vangloriar a baleia. Leia só esta notícia:

 

Investigadores australianos descobriram que as fezes de baleia podem servir para combater o aquecimento global.

 

Segundo Steve Nicol, um dos cientistas da Divisão Antártica Australiana, as fezes de mamíferos são um fertilizante natural para as plantas marinhas e que permite ao oceano absorver dióxido de carbono em grandes quantidades.

 

Os investigadores calcularam que as cerca de 12 mil baleias cachalotes do Oceano Austral defecam, cada uma, cerca de 50 toneladas de ferro no mar a cada ano, após digerirem os peixes e lulas, que são a base de sua dieta. O ferro é um excelente alimento para o fitoplâncton - plantas marinhas que vivem perto da superfície do oceano e que tiram CO2 da atmosfera através da fotossíntese. O Oceano Austral é rico em nitrogênio e pobre em ferro, que é essencial ao fitoplâncton.

 

Como resultado desta fertilização orgânica do ambiente marinho, as baleias ajudam a remover 400.000 toneladas de carbono a cada ano, duas vezes mais que as 200 mil toneladas de CO2 que elas liberam através da expiração.

 

Comparativamente, 200 mil toneladas de CO2 equivalem às emissões de quase 40.000 carros de passageiros, segundo estimativas do site da Agência Ambiental Americana (EPA).

 

Fonte: AFP

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.