HOJE DESCOBRI...QUE O MERCÚRIO TORNA AVES HOMOSSEXUAIS
De acordo com notícia avançada pela BBC Brasil, a contaminação por mercúrio afecta o comportamento dos íbis brancos tornando-os homossexuais, revela um estudo realizado por investigadores da Flórida, EUA, e do Sri Lanka.
A pesquisa, publicada na revista científica Proceedings of the Royal Society B, tinha o objectivo de descobrir por que motivo as aves se reproduzem menos quando há mercúrio nos seus alimentos, mas os resultados surpreenderam até mesmo os cientistas.
"Nós sabíamos que o mercúrio podia reduzir os seus níveis de testosterona, mas não esperávamos isto", revela Peter Frederick, investigador da Universidade da Flórida, que liderou o estudo.
A contaminação por mercúrio - que pode vir da queima de carvão e de lixo, além de minas - é especialmente comum em regiões pantanosas.
A equipa de cientistas alimentou os íbis brancos com comprimidos que continham a mesma concentração de mercúrio encontrada em camarões e lagostins que servem de alimento para as aves em áreas de pântano.
Quanto mais alta a dose de mercúrio nos comprimidos, mais alta era a probabilidade de um íbis macho acasalar com outro macho.
De acordo com os cientistas, o estudo prova que o mercúrio pode reduzir drasticamente a reprodução dos pássaros e possivelmente de outros animais.
Ainda não se sabe exactamente como esse mecanismo funciona, mas é sabido que o mercúrio altera os sinais hormonais.
Habitats pantanosos, como o Parque Nacional de Everglades, na Flórida, onde vivem estas aves, são especialmente vulneráveis à contaminação por mercúrio.
Fonte: BBC Brasil