HOJE DESCOBRI...O QUE CAUSA A DOR DE BURRO
Normalmente, não tenho o hábito de chegar atrasado aos meus compromissos. Quem me conhece, sabe que sou pontual. Mas, por vezes, lá me descuido e chego atrasado algumas vezes, tendo mesmo de correr para não chegar tarde. Ora, essas corridas já me fizeram sentir "burro", mais concretamente, a "dor de burro".
Quem nunca sentiu esta pontada abdominal, numa corrida? Esta dor, geralmente, ocorre no nosso corpo do lado direito debaixo da zona torácica.
Quase todos nós já sentimos o desconforto de uma dor de burro, mas nem todos nós sabemos do que se trata afinal e como nos podemos livrar dela.
Segundo o excelente artigo do site do Millenium BCP, a "dor de burro" é bem conhecida dos desportistas, mas tem pouca explicação médica. Uma das teorias mais comuns, é de a que, devido ao aumento do fluxo sanguíneo na direcção dos músculos directamente envolvidos na actividade física, há uma deficiente oxigenação dos músculos intercostais, intervenientes nos movimentos respiratórios.
Outra explicação pode ser a formação de gases no tubo digestivo, devido à ingestão de determinado tipo de alimentos ou uma má digestão. Enquanto a situação não é demasiado desconfortável, é possível atenuar e fazer desaparecer a dor: reduza a velocidade da execução (se estiver a correr, passe a andar) e, ao mesmo tempo, respire fundo. Muitas pessoas sentem alívio quando elevam o braço do lado afectado, acima da cabeça, e alongam a caixa torácica. Para outros, o truque consiste em inclinar o tronco em frente e pressionar, com as mãos, a área dorida.
Siga @netparatodosblog
Se sofre frequentemente de "dor de burro", siga estes valiosos conselhos:
- Inicie o exercício lentamente, aumentando gradualmente a intensidade.
- Evite comer antes da actividade física.
- Evite ingerir alimentos que possam provocar a formação de gases.
- Evite uma respiração superficial e rápida. Tente respirar a partir do abdómen ("respiração abdominal").
Se após reduzir a velocidade do exercício a dor permanecer, interrompa a actividade. Não vale a pena sofrer! No meu caso, mais vale chegar atrasado.
Fonte: Millenium BCP
Outras fontes que também pode consultar: