Europeana - Biblioteca digital europeia disponível em Novembro
O projecto Europeana, que tem como objectivo disponibilizar uma biblioteca digital composta por livros, música, pintura, fotografia e cinema pertencentes ao património cultural europeu, deve arrancar em versão experimental já em Novembro.
A Comissão Europeia apelou ontem aos Estados-membros para que desenvolvam esforços no sentido de acelerar a digitalização das suas obras culturais para que estas possam ser disponibilizadas online no final do ano.
«A Biblioteca Digital Europeia será uma forma rápida e fácil de aceder a livros e à arte da Europa», afirmou, em comunicado, a comissária europeia responsável pelas Telecomunicações, Sociedade e Media, Viviane Reding.
O objectivo é permitir que «um estudante checo possa consultar as obras da biblioteca britânica sem ter de ir a Londres, tal como um apreciador de arte irlandês possa admirar a Gioconda sem ter de esperar nas filas intermináveis do Louvre», explicou.
Para ajudar os Estados-membros a colocarem o seu património cultural online, Bruxelas irá destinar, em 2009-2010, 69 milhões de euros do Programa de Investigação da UE para actividades de digitalização e a criação de bibliotecas digitais.
Fonte: ciberia.aeiou.pt