HOJE DESCOBRI...QUE A NOVA ZELÂNDIA É O PAÍS QUE ABRIGA O MAIOR NÚMERO DE ESPÉCIES DE AVES NÃO VOADORAS
A Nova Zelândia é um autêntico paraíso para estas aves. Até os humanos aqui terem chegado, não existiam mamíferos predadores, de modo que as aves não voadoras, como a extinta Moa por exemplo, podiam desenvolver-se atingindo tamanhos enormes.

Estas aves estão perfeitamente adaptadas a uma vida sem voo. Habitando num local com grande abundância de alimento, onde não existem inimigos naturais, a capacidade de voar deixou de ser crucial, portanto, no caso destas aves as suas asas diminuíram de tamanho e os músculos associados ao voo tornaram-se mais fracos. As penas, essas, tornaram-se apenas estruturas macias, fofas, semelhantes aos pêlos dos mamíferos.
As espécies não voadoras que ali vivem, actualmente, incluem o Kiwi (que também é o nome de um fruto, como todos nós sabemos, fruto esse que ganhou o nome devido a esta ave) e o Takahe. O Caçapo, por exemplo, é a única espécie de papagaio não voador do mundo.
Ou procurando minhocas e insectos no solo ou alimentando-se de vegetação, estas aves ocuparam o lugar naturalmente ocupado pelos mamíferos.
Infelizmente, desde a introdução de alguns predadores não nativos, que muitas destas aves não voadoras da Nova Zelândia se tornaram raras ou extintas.
Agora, só a título de curiosidade, sabia que a maior ave não voadora viva é a avestruz africana? Este "passarão" chega a atingir um incrível peso de 114 kg.
Fontes:
http://www.terranature.org/flightlessBirds.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Flightless_bird