Quarta-feira, 3 de Setembro de 2008

Google lança browser oficial que já é um sucesso

Motor de busca mais popular do mundo está imparável. Agora, vai lançar um 'browser' para concorrer directamente com o Explorer, da Microsoft, Firefox e Safari


Retomada guerra dos 'browsers', que ameaça Microsoft

A Google anunciou ontem o Chrome, um novo browser ou navegador para o sistema operativo Windows da Microsoft, a principal visada com este lançamento. Vai estar disponível em 43 idiomas, incluindo o português, mas até ao final do dia não foi possível efectuar o seu download e testá-lo.

O conhecimento público do Chrome ocorreu por engano, ao serem disponibilizadas na Web cópias de uma banda desenhada preparada para distribuição a jornalistas e bloggers. O autor da banda desenhada, Scott McCloud, confirmou o erro no seu site.

"Os utilizadores não têm escolha suficiente" e o Chrome "é um presente para a comunidade, mais uma ferramenta que vai aumentar a concorrência, dar mais escolha, mais inovação", referiu ontem Hugo Barra ao DN, em entrevista telefónica. O actual director de produtos da Google, sedeada em Londres, salienta que não se trata de concorrer com a Microsoft e até nem tem "expectativas de quota de mercado" quando o Internet Explorer tem mais de 70% e o Firefox 20% de quota do mercado dos browsers.

Barra concede que um novo browser, "rápido, fácil e intuitivo", dinamiza a Web e acelera-a, em termos técnicos. Mas qual é o modelo de negócio para um novo browser? "É um passo em frente, tecnologicamente, para toda a Internet", diz Barra. "A finalidade é estimular a inovação para que a Internet melhore", refere, lembrando que como o negócio da Google é a Internet, se esta "cresce, a Google também cresce".

O Chrome incorpora funcionalidades já disponíveis em add-ons, pequenos programas que os utilizadores podem incorporar no seu browser. Evoluiu de projectos da Google como o Gear (aplicações mais eficientes) ou do browser para o futuro sistema operativo para telemóveis Android.

Uma vantagem óbvia é que, sendo um programa de código aberto, permite a qualquer programador informático acrescentar-lhe novos desenvolvimentos.

Esta abertura do código informático a quem o quiser analisar tem impacto igualmente nas críticas de que o Chrome pode registar as navegações de um utilizador pela Internet, com efeitos na privacidade pessoal, tanto mais que a Microsoft já anunciou que as questões de privacidade terão uma atenção especial no novo Internet Explorer 8.

"Sentimo-nos animados quando outras empresas usam funcionalidades que nós desenvolvemos" para proteger a navegação pessoal dos utilizadores na Web, refere Hugo Barra.

Este foi o único assunto em que a assessora de imprensa da Google, presente na entrevista ao DN, interveio de forma veemente para refutar a ligação entre o Chrome (ou outras aplicações da Google) e a violação da privacidade pessoal.

O Google Chrome deverá ficar disponível em www.google.com/ /chrome.
Fonte: Diário de Notícias
publicado por José Coelho às 21:40
link do post | comente este post | favorito

pesquise no blog

 

mais posts aqui

TEMAS

video do dia

youtube

videos

coisa criativa

música

cinema

brasil

facebook

pérolas do youtube

natureza

coisa bizarra

portugal

mulher

wallpapers

criatividade

internet

animais

google

redes sociais

humor

fotografia

curiosidades

download grátis

download

mundo animal

celebridades

jogos online

arte

trilhas sonoras de filmes

youtube filmes

fotografias

imagens

turismo

saúde

tecnologia

vimeo

hoje descobri

microsoft

china

futebol

filmes

natal

jogos

dicas

twitter

videoclipes musicais

videos engraçados

visita virtual

estados unidos

serviços online

cães

mapas

carros

infografias

lugares do mundo

moda feminina

japão

videos de animais

videos divertidos

astronomia

ferramentas online

gifs animados

curiosidade

design

mulheres

baixar grátis

flores

vida

games online

gatos

imagens de fundo

motores de busca

serviços web

automóveis

índia

arte digital

fotos

google maps

hilário

amor

como fazer

cristiano ronaldo

mp3

trailers

videos musicais

videos virais

animais selvagens

arte criativa

crianças

londres

photoshop

reflexão

rio de janeiro

sites úteis

videos explicativos

ciência

cores

europa

lisboa

livros

todas as tags