Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

COISA BIZARRA - BIÓLOGA PORTUGUESA DESCOBRE INSECTO SEM ASAS NEM OLHOS

04.01.11 | José Coelho
insecto sem olhos nem asas

A bióloga Sofia Reboleira é responsável pela descoberta de uma nova espécie de insecto, sem olhos e sem asas, em grutas do Algarve, segundo notícia avançada pelo diário Correio da Manhã.

 

Esta cientista portuguesa já tinha sido responsável pela descoberta de três escaravelhos das cavernas e um pseudo-escorpião de espécies desconhecidas. Todas as descobertas aconteceram todas em grutas, ao que não é alheio o facto de Sofia ser também espeleóloga.

 

"Esta descoberta acrescenta uma nova ordem à fauna cavernícola portuguesa, uma vez que não se conhecia qualquer dipluro [insecto] exclusivamente cavernícola em Portugal", explica a bióloga.

 

A nova espécie foi encontrada no âmbito do doutoramento da bióloga, orientado por Fernando Gonçalves, do departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e Pedro Oromí, da Faculdade de Biologia da Universidade de La Laguna, em Tenerife.

 

O insecto – descrito em revistas científicas com o especialista espanhol Alberto Sendra – chama-se Litocampa mendesi, mede pouco mais de três milímetros e deverá existir há milhões de anos, sendo "evolutivamente um percursor dos insectos actuais", diz Sofia Reboleira, de 29 anos, natural das Caldas da Rainha.

 

Fonte: Correio da Manhã

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.