HOJE DESCOBRI...OS BENEFÍCIOS DO ABACATE
Um fruto que dispensa apresentações (eu consumo-o sempre que possível), mas que, no entanto, ainda não é consumido nem conhecido pela maioria das pessoas. O Presidente Barack Obama, por exemplo, já revelou que é um fã nato do Abacate. Ele adora deliciar-se com Kua 'Ainas, sanduíches de hamburguers típicas e muito consumidas no Havai.
Alguns dos adjectivos que definem o abacate na sua perfeição: suculento, suave, aveludado, escorregadio, maduro, etc. Só bons motivos para o devorarmos.
Factos:
O abacate (Persea gratissima ou P. americana, da Família das Lauráceas) provém do Abacateiro, uma árvore originária da América Central, e é cultivada nas regiões tropicais e subtropicais da África e da América.
Recebeu o seu nome da palavra ahuacatl, da língua latina americana náuatle, que significa "testículo", uma óbvia referência à forma do fruto. Ele foi descoberto no México cerca de 291 A.C. O nome mais facilmente pronunciado de abacate é atribuída a Sir Henry Sloane, que o designou em 1669. A própria palavra apareceu pela primeira vez na imprensa americana em 1697.
Os primeiros exploradores espanhóis descobriram os astecas a desfrutar abacates, mas foi durante muito tempo considerado um alimento sem gosto. Os astecas também utilizam o abacate como um afrodísiaco. Foram os exploradores espanhóis que trouxeram o abacate para a Inglaterra.
Benefícios:
O fruto é carregado de nutrientes importantes, como proteínas, potássio, vitaminas E e A, B. Ele também neutraliza os ácidos corporais em excesso, resultando em perda de peso, aumenta a saciedade (sensação de saciedade); reduz os maus níveis de colesterol e aumenta os bons, ajuda na digestão e ajuda a eliminar as toxinas. Oferece protecção significativa contra o cancro e fortalece o sistema imunológico.
Na América Latina também se utilizam as folhas, colhidas antes da floração e o óleo das sementes. Os óleos são usados como protectores e regeneradores da pele em muitos cosméticos. Também são usados para evitar o envelhecimento da pele e em inflamações cutâneas. Também se utiliza óleo de abacate puro, para massagens.
No mercado:
Encontra à venda dois tipos de abacate: um deles tem a casca enrugada e quase negra; o outro, mais vulgar no nosso país, é maior e tem a casca mais macia e mais verde.
Escolha abacates pesados com a casca intacta. A polpa deve ceder sob uma ligeira pressão. Se necessário, deixe-o uns dias à temperatura ambiente até amadurecer.
Descasque e corte os abacates muito perto da hora de servir, pois exposta ao ar a polpa escurece. Para cortar o abacate ao meio, passe uma faca a toda a volta do abacate, cortando-o em redor do caroço, espete-lhe a lâmina de uma faca e rode-o.
Agora que já tomou conhecimento do potencial do abacate, do que está à espera para começar a ingeri-lo? Vale bem a pena, não acha?
Bom apetite!
Fontes:
www.wikipedia.org
www.seleccoes.pt