Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Wikipedia adere ao Acordo Ortográfico

30.09.08 | José Coelho
Wikipédia adere ao Acordo Ortográfico a partir de dia 1


A Wikipédia de língua portuguesa vai admitir, a partir do próximo dia 1 de Outubro, as regras do Acordo Ortográfico de 1990, a par das actualmente existentes, depois de uma decisão discutida internamente pela comunidade.

 

Os defensores da adopção do Acordo Ortográfico na enciclopédia online advogam que a generalização do uso das novas regras irá minimizar os conflitos internos, contribuindo para o aumento da eficácia do grupo, em termos da geração de novos artigos e da melhoria dos existentes.

 

Contudo, também há sectores que, por variadas razões, se opõem ao Acordo Ortográfico, até porque também há «muita ignorância» sobre as alterações reais que a nova grafia implica. Para auxiliar os utilizadores do site neste processo de mudança, foi criada uma página de ajuda no portal.

 

No passado mês de Maio, 40 membros da Wikipédia reuniram-se para debater a posição que a enciclopédia deveria tomar sobre o assunto. Para além de fazer uma levantamento das alterações a empreender, o grupo analisou também as experiências similares no site antigo, cujos idiomas também passaram recentemente por reformas ortográficas, como a alemã, francesa, entre outras.

 

A proposta agora aprovada, além de incluir o Acordo Ortográfico de 1990 no rol de grafias admitidas, prevê também uma progressiva ascensão das novas normas no futuro. Assim, a partir de 1 de Janeiro, as novas regras passarão a ser a forma «preferencial» de escrever no portal de língua portuguesa, mas será mantida a liberdade de cada utilizador continuar a usar as normas ortográficas antigas.

 

O sistema manter-se-á assim até daqui a um ano, altura em que o assunto voltará a ser objecto de discussão, com o objectivo de se decidirem os passos seguintes a dar.
 

 

Fonte: Diário Digital

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.