Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

VEÍCULO DE UMA RODA SÓ... UM SONHO!

19.01.11 | Mari Ortiz


O visual do Embrio 2025 é  impressionante. Não foi à toa que ele acabou de ser premiado em  um dos mais  importantes concursos de design do mundo.

Mas não é só. Se você ainda está impressionado com o  Segway,  prepare-se para a descrição  desse veículo conceito desenvolvido pela canadense  Bombardier: trata-se de um  veículo  recreativo de uma única roda, o mais  minimalista possível,  mas capaz de percorrer praças e  avenidas  oferecendo total segurança ao seu condutor.

O Embrio será abastecido por célula a combustível a hidrogênio. Quando se preparando para parar, sua pequena roda dianteira baixa ao chão como o trem de aterrissagem de um jato se aproximando da pista. Ela se recolhe quando o Embrio atinge 20 km/h. Mas, a rigor, este "trem de pouso" só será realmente necessário quando o veículo for desligado, já que ele poderá ficar perfeitamente parado sem que seus ocupantes caiam ou precisem apoiar os pés no chão, graças ao sistema de sensores e giroscópios de última geração.

Todo o seu funcionamento será baseado nesses giroscópios e sensores e em uma poderosa eletrônica embarcada. Uma complexa rede de sensores será necessária para que uma ou duas pessoas fiquem sobre o veículo de uma única roda, na posição em que se fica sobre uma motocicleta. Suspensão ativa, um avançado sistema redundante de frenagem, visão noturna e assistência de segurança robótica completam o aparato tecnológico do Embrio 2025.


Entusiasmado? Então calma. O número 2025 que compõe o nome dessa maravilha não é nada  senão o ano no qual a empresa  afirma ser possível colocá-lo no mercado. Ou seja, ele não é  nem mesmo um veículo conceito nem tampouco um protótipo. É,  por enquanto, apenas um  sonho. Tão parecido com o "antiquado" Segway quanto um Pentium de última geração se  parece  com um XT.

 

FONTE

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.