HOJE DESCOBRI...A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO APERTO DE MÃO
Nós temos o hábito bastante arreigado na nossa cultura portuguesa, por sinal, de apertarmos a mão quando queremos cumprimentar alguém, um colega de trabalho, um amigo, ou em ocasiões profissionais, quando fechamos um negócio, por exemplo, ou no desporto, como fair play. Revela gratidão, confiança e amizade.
Mas a maioria das pessoas não sabe ao certo de onde e como se gerou este hábito tão comum na nossa sociedade e em praticamente todo o mundo.
Como surgiu esta regra de etiqueta de se apertar a mão?
Bom, segundo informação gravada em diversos hieróglifos egípcios, o aperto de mão era a forma pela qual um deus concedia o seu poder a um dirigente terrestre. O verbo dar é representado por uma única mão estendida.
Alguns historiadores teorizam que o aperto de mão tenha aparecido nos primórdios da humanidade. O homem primitivo cumprimentava outro de outra tribo como um gesto de boa vontade, para lhe mostrar que não transportava armas e que desejava um relacionamento pacífico.
Alguns investigadores acreditam que o aperto talvez tenha sido introduzido no Ocidente pela mão de Sir Walter Raleigh, um explorador e espião britânico, durante o serviço à Corte Britânica, em meados do séc. XVI. Mais uma vez, a crença de que quando um homem estendia a mão a outro, seria uma forma de lhe mostrar que não transportava armas e que desejava a paz.
Mas o aperto em si, é um costume que teve origem nos duelos de espada da Idade Média. Os adversários, por exigência do regulamento, eram obrigados a fazer uma saudação especial. O cumprimento antes do início da luta era um abraço. Com medo de um golpe traiçoeiro, os rivais decidiram mudar o protocolo e trocaram o abraço por um forte aperto de mão.
Hoje em dia, comemora-se este acto de afinidade entre os seres humanos no dia 21 de junho. E é uma data muito importante, assim como o Dia do Beijo ou do Abraço, porque são datas que simbolizam a união da humanidade e as suas formas de demonstrar afecto.
Então e você? Já apertou a mão a alguém hoje? Agora já sabe o que isso significa.
Fontes:
Wikipedia
O Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte