Segunda-feira, 20 de Outubro de 2008

Internet melhora o desempenho do cérebro

A agência inglesa de notícias BBC (Brasil) publicou no seu site:

Um novo estudo americano sugere que pessoas na meia-idade ou mais velhas aumentam o poder dos seus cérebros com o uso da Internet.

Investigadores da Universidade da Califórnia - Los Angeles descobriram que a pesquisa de dados na internet estimula centros do cérebro que controlam a tomada de decisões e o raciocínio complexo.

Segundo os cientistas, isso pode até ajudar no combate a mudanças fisiológicas relacionadas à idade que levam o cérebro a ficar mais lento.

Com o envelhecimento, o cérebro passa por uma série de mudanças, incluindo o encolhimento e redução na actividade celular, o que pode ter um impacto no desempenho cerebral.

Acreditava-se que actividades como palavras-cruzadas, por exemplo, ajudariam a manter o cérebro activo e também a minimizar o impacto do envelhecimento. O novo estudo sugere que navegar pela Internet também pode ser uma dessas actividades.

"Os resultados do estudo são encorajadores, as tecnologias que estão a surgir podem ter efeitos fisiológicos e benefícios para adultos de meia-idade ou mais velhos", diz o professor Gary Small, que liderou a pesquisa.

"As buscas na Internet envolvem uma complicada actividade cerebral, que pode ajudar a exercitar o cérebro e melhorar as funções cerebrais", acrescenta Small.

O estudo foi publicado na revista "American Journal of Geriatric Psychiatry".

EXAMES

Os cientistas trabalharam com 24 voluntários com idades entre 55 e 76 anos. Metade era formada por utilizadores experientes da Internet. Cada voluntário teve o cérebro examinado enquanto fazia pesquisas na Internet e lia livros.

Os dois tipos de tarefas deram provas de uma actividade significativa em regiões do cérebro que controlam linguagem, leitura, memória e habilidades visuais.

No entanto, a pesquisa na Internet produziu actividade adicional em áreas separadas do cérebro, que controlam a tomada de decisões e raciocínos complexos, mas apenas nos voluntários que eram utilizadores experientes da internet.

Segundo os investigadores, comparando com a simples leitura, as múltiplas escolhas da Internet exigem que as pessoas tomem decisões a respeito do que clicar para conseguir informações relevantes.

Os cientistas sugeriram, porém, que os utilizadores inexperientes da net não conseguiram compreender bem as estratégias necessárias para uma pesquisa bem-sucedida.

"Uma tarefa simples, quotidiana, como fazer pesquisas na Internet, parece intensificar os circuitos cerebrais nos adultos mais velhos, demonstrando que o nosso cérebro pode continuar a aprender à medida que envelhecemos", afirma Small.

"Essas descobertas fascinantes somam-se a pesquisas anteriores e sugerem que pessoas de meia-idade ou mais velhas podem reduzir o risco de sofrer de demência ao praticar regularmente actividades cerebrais estimulantes", diz Rebecca Wood, directora-executiva da organização Alzheimer's Research Trust.

"Interacção social frequente, prática regular de exercícios e a manutenção de uma dieta equilibrada também podem reduzir o risco de demência", acrescenta Wood.

No entanto, para Susanne Sorensen, directora de pesquisas da Alzheimer's Society, "ainda há poucas evidências de que manter o cérebro activo através de palavras-cruzadas, jogos e outras atividades pode reduzir o risco de demência

publicado por José Coelho às 15:44
link do post | comente este post | favorito

pesquise no blog

 

mais posts aqui

TEMAS

video do dia

youtube

videos

coisa criativa

música

cinema

brasil

facebook

pérolas do youtube

natureza

coisa bizarra

portugal

mulher

wallpapers

criatividade

internet

animais

google

redes sociais

humor

fotografia

curiosidades

download grátis

download

mundo animal

celebridades

jogos online

arte

trilhas sonoras de filmes

youtube filmes

fotografias

imagens

turismo

saúde

tecnologia

vimeo

hoje descobri

microsoft

china

futebol

filmes

natal

jogos

dicas

twitter

videoclipes musicais

videos engraçados

visita virtual

estados unidos

serviços online

cães

mapas

carros

infografias

lugares do mundo

moda feminina

japão

videos de animais

videos divertidos

astronomia

ferramentas online

gifs animados

curiosidade

design

mulheres

baixar grátis

flores

vida

games online

gatos

imagens de fundo

motores de busca

serviços web

automóveis

índia

arte digital

fotos

google maps

hilário

amor

como fazer

cristiano ronaldo

mp3

trailers

videos musicais

videos virais

animais selvagens

arte criativa

crianças

londres

photoshop

reflexão

rio de janeiro

sites úteis

videos explicativos

ciência

cores

europa

lisboa

livros

todas as tags