Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

OS IDOSOS PORTUGUESES NÃO GOSTAM DE REDES SOCIAIS NEM DE BLOGUES, REVELA ESTUDO

16.02.11 | José Coelho

Em relação a esta notícia, eu tenho uma palavra a dizer, pois como formador fiz iniciação à internet durante 2 anos, com grupos de pessoas mais idosas e confirmei que muitos deles, apesar de já terem ouvido falar, não gostaram nem utilizam as redes sociais como Facebook, etc. Muitos acham que é uma perda de tempo, enquanto outros acham que é uma forma de controlo e de perda de privacidade.

No que respeita aos blogues já varia, pois muitos actualizam as suas opiniões através deles em áreas temáticas diversas como o futebol, política, o estado do país, etc. Muitos dos meus alunos preferiam usar o Messenger, jogos online, como o xadrez, ouvir música no Youtube, ler os e-mails (especialmente ver apresentações Powerpoint) e ver as vistas de rua no Google Maps.

 

Mas vamos à notícia em si, publicada hoje no site da TVI24:

 

idosos portugueses internet

 

Cerca de 90 por cento dos utilizadores da Internet acima dos 60 anos são do sexo masculino e passam mais de cinco horas semanais online, revela um estudo divulgado esta quarta-feira pela Panda Security e citado pela Lusa.

De acordo com os resultados, 98 por cento revelam recorrer à Internet para consultar o e-mail, 67 por cento preferem pesquisar informação sobre actividades de lazer, 64 por cento optam por ler notícias e 58 por cento utilizam a rede para realizar operações bancárias online.

A utilização de redes sociais ou a participação activa em fóruns e blogs não se encontram entre as actividades de eleição dos cidadãos seniores.

Os utilizadores acima dos 60 anos preferem quase exclusivamente o e-mail para conversar com amigos e com a família (98 por cento) do que as redes sociais (apenas 28 por cento as utilizam), fóruns ou blogs (11 por cento).

Os resultados revelam também que 66 por cento dos idosos afirmam deter conhecimentos suficientes sobre a Internet e 74 por cento admitem sentir-se seguros ao navegar na web. Outros 22 por cento utilizam recursos de aprendizagem online para aumentarem os seus conhecimentos tecnológicos.

Entre os inquiridos, 54 por cento dos utilizadores com mais de 60 anos afirma fazer compras online, sendo os pacotes de viagens a opção de compra preferida (62 por cento).

Quando questionado sobre os principais problemas enfrentados ao comprar online, a maioria indicou as dificuldades em identificar os níveis de segurança e confiança dos sites onde decidem comprar (64 por cento).

Outra dificuldade apontada foi a criação de passwords fortes mas simples de recordar (51 por cento), seguindo-se a utilização das plataformas de pagamento de compras online (44 por cento), sendo que 41 por cento destes utilizadores afirma utilizar a mesma password para todas as suas contas online devido à dificuldade de recordar diversas credenciais.

O quarto maior problema prende-se em encontrar a informação pretendida (36 por cento), juntamente com o preenchimento de formulários online (33 por cento). Outras dificuldades prendem-se com o tipo e dimensão das fontes utilizadas em websites, problemas de ligação e de lentidão, e a definição de alguns produtos e serviços oferecidos online.

Quanto às ameaças mais perigosas na web, a resposta mais comum são os vírus (92 por cento), seguindo-se o roubo de identidade (83 por cento), nomeadamente o roubo de credenciais de e-mail e bancárias.

O spam é outra fonte de preocupação (57 por cento), assim como a segurança das transacções bancárias (50 por cento).

De salientar ainda que 30 por cento receia o contacto com estranhos e 11 por cento têm receio de ser alvo de ciber-bullying.

O estudo realizado em Novembro e Dezembro de 2010, questionou 16.850 utilizadores da Internet com mais de 60 anos acerca das suas actividades favoritas na web, para além dos principais problemas que enfrentam para se adaptar a este novo ambiente digital.

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.