Alerta: Currículo online pode ser usado para roubo de identidade
Fraudes relacionadas com dados pessoais constituem uma questão séria e preocupante para as pessoas nos dias de hoje. Para se ter uma idéia, 100 mil pessoas no Reino Unido são vítimas de roubo de identidade a cada ano e uma das ferramentas que é utilizada é o currículo disponibilizado na internet.
A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo site de recrutamento iProfile, em parceria com a Polícia Metropolitana de Londres e a IAAC (Information Assurance Advisory Council ou Divisão do Conselho de Segurança da Informação, numa tradução livre).
A pesquisa
Um anúncio de emprego falso, de uma empresa fictícia chamada Denis Atlas, foi divulgado num jornal de circulação nacional. O objectivo era averiguar quantas pessoas mandariam o currículo sem verificar dados sobre a empresa antes. Se alguém procurasse pelo site da empresa, deparava-se com um endereço criado para explicar que tudo não passava de um estudo.
O resultado: 107 pessoas enviaram o currículo à empresa fictícia. Os currículos traziam: data de nascimento (57% dos entrevistados colocaram essa informação); endereço completo (91,5%); informações detalhadas sobre as referências, colocando outras pessoas em risco (19%); e num dos currículos havia até mesmo o número do passaporte do candidato.
De acordo com o estudo, o criminoso precisaria apenas de três das 15 categorias de informação divulgadas no currículo. Em média, os currículos traziam oito categorias de informação.
Como proteger o seu currículo
Veja as dicas do iProfile sobre como proteger o seu CV:
* Certifique-se de que o seu endereço de e-mail não contém o nome da empresa na qual trabalha, e sim o nome do provedor de e-mail;
* Tome extra cuidado ao utilizar computadores públicos e notebooks com WiFi (internet sem fios);
* Destrua cópias antigas do seu currículo;
* Tome cuidado com quem você compartilha informações da sua carreira;
* Antes de enviar um currículo, pesquise sobre a empresa e certifique-se de que ela é idônea;
* Ao optar por um site de recrutamento, tenha certeza de que o site é protegido contra crimes virtuais;
* Não coloque a data de nascimento;
* Não coloque estado civil;
* Não inclua local de nascimento;
* Só escreva o seu primeiro e o seu último nome.
Fonte: InfoMoney