Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

SOBRE ESTÁTUAS EQUESTRES...

27.02.11 | Mari Ortiz

Uma estátua equestre retrata personagens muito importantes da cidade ou país onde se encontra., montados em seus cavalos, normalmente em escala maior que os seus tamanhos normais...



Dizem que: numa estátua de uma pessoa sentada num cavalo, se o cavalo tiver as duas patas da frente levantadas, significa que essa pessoa morreu em batalha. Se tiver apenas uma pata levantada, significa que essa pessoa morreu de ferimentos resultantes de uma batalha. Se o cavalo tiver todas as patas no chão, significa que a pessoa teve uma morte natural.

 

Entretanto, nem sempre tal fato é correto. Sabe-se que em alguns países, como a Alemanha por exemplo, estátuas equestres eram erguidas aos imperadores, sem maiores alusões à batalhas. Em outros países, heróis militares também eram honrados com estátuas equestres.

Cá em Portugal, temos como exemplo D. João IV... O rei morreu devido ao "mal da gota" e não por ferimentos sofridos em alguma batalha... No entanto, está montado num cavalo com uma das patas levantadas.

Outro caso curioso (lido no site abaixo):

Encontra-se em São Petersburgo, em frente ao Museu Lenine, uma estátua equestre do Czar Alexandre III... É estranho que ele tenha sido representado a cavalo porque o czar tinha medo de cavalos e detestava montar. Aliás, no final da sua vida (morreu aos 49 anos com problemas de fígado motivados pelo seu gosto exagerado pela bebida), gigante de 1 metro e noventa e gordíssimo, já era quase impossível encontrar um cavalo que suportasse o seu peso.

(http://vozesdebruxelas.blogspot.com/2009/11/duas-estatuas_28.html)

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.