Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Erros a evitar numa rede social

15.11.08 | José Coelho

Os números mais recentes da Marktest indicam que 1,4 milhões de portugueses costumam aceder a sites de comunidades virtuais. Entre estes, perto de 60 por cento são jovens entre os 15 e os 17 anos, quando a classe etária seguinte, entre os 18 e os 24 anos, perfaz mais de 50 por cento a número de utilizadores daquele tipo de canal.

A oferta deste tipo de sites tem crescido vertiginosamente, reflectindo a popularidade que as comunidades virtuais têm no actual quotidiano entre os internautas de todo o mundo.

Em Portugal a rede social
Hi5 "ganha aos pontos", mas outras redes, como o Spaces, o MySpace, o Orkut e o Fotolog, entre muitos outros exemplos, têm também bastante sucesso.

O uso de ferramentas e sites de relacionamento social pode contudo colocar algumas questões relativamente à segurança dos seus utilizadores e das pessoas que estes expõem nos seus perfis e contas.

O TeK deixa-lhe algumas "directrizes" de bom senso que deverá seguir ao utilizar as comunidades virtuais em que participa, reunidas com a "ajuda" das próprias redes sociais, que normalmente reservam espaço às questões relacionadas com a segurança.

Em primeiro lugar, deve ponderar bem até que ponto o seu espaço deve ser público: quanto mais pessoais ou facilmente identificáveis forem as informações partilhadas, menor deve ser o número de pessoas com quem as partilha.

Personalize as definições de segurança normalmente disponibilizadas por estas redes online para restringir os níveis de acesso ao seu perfil.

Se quiser que o seu espaço seja visto por qualquer pessoa, partilhe apenas aquilo que não se importa mesmo de mostrar - quer seja, ou não, com os seus amigos. Caso contrário, limite os utilizadores com acesso, aconselha a equipa do
Windows Live.
 

Fonte: Diário IOL

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.