Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

O TÚNEL DA MANCHA...

22.03.11 | Mari Ortiz

 

 

O Eurotúnel ( em inglês Channel Tunnel e em francês Le Tunnel sous la Manche ) é um túnel ferroviário submarino e subterrâneo de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha ligando França à Inglaterra. Os britânicos também o chamam coloquialmente de The Chunnel.

Sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994. É o segundo maior túnel ferroviário do mundo, apenas ultrapassado pelo Túnel de Seikan que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão.

O Eurotúnel possui 50,450 Km de comprimento, sendo que 37,9 deles estão debaixo do mar. A profundidade média é 45,7 metros abaixo do solo do mar, e a máxima profundidade é de 60 metros. Foi declarado, pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

 

 


 

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eurot%C3%BAnel

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.