"HORA DO PLANETA"... PORTUGAL ADERE.
A Hora do Planeta, iniciativa anual que apela ao mundo que desligue hoje a eletricidade entre as 20h30 e as 21h30 (uma hora contra o aquecimento global), tem a adesão de mais de 80 municípios portugueses (um recorde de adesões), muitos monumentos e empresas, segundo um responsável da World Wide Fund for Nature (WWF). Todos os cidadãos são chamados a colaborar (e só o que há a fazer é desligar o que puder da corrente), a partilharem ações e opiniões. A meta é que esta hora simbólica se prolongue no tempo, com a adoção de comportamentos diários sustentáveis. A WWF Portugal espera que entre um a dois milhões de pessoas desliguem as luzes em Portugal e centenas de milhões o façam em todo o mundo. São pelo menos 133 países e territórios aderentes, quatro mil cidades e centenas de ícones emblemáticos e paisagens.
Alguns monumentos e locais emblemáticos às escuras (20h30/21h30)
Lisboa - Mosteiro dos Jerónimos, Ponte 25 de Abril, Cristo Rei, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Castelo de S. Jorge, estações ferroviárias de Santa Apolónia e do Rossio, Teatro D. Maria II, Aqueduto das Águas Livres, Paços do Conselho, Marquês de Pombal (estátua).
Pelo país - Sé de Évora (e Templo de Diana), Sé de Faro (e Arco da Vila), Cais e Ponte de Barca de Alva, Convento de Santa Clara (Coimbra).
Empresas/outras entidades
Hotéis do grupo Pestana e Pousadas de Portugal, hotéis do grupo Tivoli, Convento do Espinheiro, Penha Longa (o seu spa até propõe tratamentos à luz de velas), Ikea...
No mundo
Cristo Redentor do Rio de Janeiro, Palácio Real na Tailândia, Torre Eiffel de Paris ou Ópera de Sidney, Times Square de Nova Iorque...
Fonte:
http://fugaspublico.blogspot.com/2011/03/hora-do-planeta-apagao-mundial-em-nome.html