Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

GATO... UM ANIMAL APAIXONANTE.

01.04.11 | Mari Ortiz

O gato sempre exerceu fascínio sobre as pessoas. O clássico poema de T.S Eliot, O Nome dos Gatos, inspirou o musical Cats, encenado anos a fio, na Broadway, com lotação sempre esgotada.

Thomas Gray escreveu uma poema imortalizando uma gata chamada Selima.

Victor Hugo tinha um diário no qual escrevia ternamente a seus gatos. 

Pablo Neruda não sairia impune, também escreveu sobre eles. 

O gato também era o animal favorito de Edgar Allan PoeStephen King.

Também serviram de inspiração para o cartunista Jim Davis, que criou o personagem Garfield, um gato gordo, preguiçoso e cínico, com uma personalidade forte.

Mas o Garfield, não é o único gato famoso dos desenhos, quem não conhece os gatos — Felix (Pat Sullivan), o Gato risonho (Alice no País das Maravilhas), Lúcifer (gato da Cinderela - Walt Disney), Si e Ao (Gatos da Dama e o Vagabundo - Walt Disney), Frajola (Frajola e o Piu-Piu - Warner Bros), Tom (Tom e Jerry - Warner Bros).

Na literatura infantil temos as histórias: "O Gato de botas" e a "Gata Borralheira", do francês Charles Perrault; "Os músicos de Bremem", dos irmãos Grimm.

Inteligentes, ariscos, curiosos; talvez parte desse fascínio venha do fato de que o gato conserva muito dos instintos selvagens, também fascinam seus admiradores pelos gestos sinuosos, pelo ar indiferente de quem nunca atende quando é chamado, mas ganham carinho ao se tornar irresistíveis quando assim desejam.

A lista dos seus apaixonados inclui muitos nomes famosos como os intelectuais Voltaire, La Fontaine, que  enfatizava a astúcia do gato, em suas fábulas. O poeta romântico inglês, Lord Byron, defendia todas as virtudes do gato. Os nomes políticos: a Rainha Vitória, Abraham Lincoln, Mussolini entre muitos outros. Quanto aos artistas, temos Manet, Rodin, Ravel e Picasso. Leonardo da Vinci adorava desenhar gatos correndo, lutando, lavando-se ou repousando. Os pintores como Auguste Renoir, Fernando Botero, Andy Warhol e o brasileiro Aldemir Martins transformaram-no em obras de arte. O escritor Charles Dickens, o físico Albert Einstein, o ator Robert De Niro, a atriz Sophia Loren. Os escritores Colette, Mark Twain, Honoré Balzac, Raymond Chandler, Jean Colteau, eram admiradores confessos. O escritor Charles Perrault que criou o celebre "Gato de Botas", não foi o único, pois o escritor Edgar Alan Poe fez do gato o tema de alguns dos seus melhores contos.

Se, como eu, gostas de gatos, dá uma espiadela em:

http://www.lunaeamigos.com.br/cultura/gatos.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais imagens deste bichano em:

http://br.bestgraph.com/wallpapers/chats-1.html  

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.