EM VIAGENS AO EXTERIOR...
A forma de se levantar um brinde, cumprimentar as pessoas ou posicionar os talheres sobre a mesa são exemplos de costumes que variam muito entre os países ao redor do mundo e enganos deste tipo podem se tornar grandes saias justas.
1 - No Japão, você pode comer macarrão fazendo barulho sem receber olhares de reprovação. No entanto, jamais deixe os "hashi", os famosos pauzinhos, na posição vertical para pegar a comida. Isto é altamente contra-indicado.
2 - Brindar é um ato diferenciado em cada país. Na Rússia, por exemplo, é preciso evitar gafes como a mistura de vodka com outras bebidas e, na Suécia, o grito obrigatório no brinde é o "skals", expressão equivalente à "saúde".
3 - No Japão, caso queira retribuir um serviço, dê um presente no lugar de dinheiro, mas não se esqueça de agradar os russos com os 10% do garçom.
4 - Atenção para a linguagem corporal, afinal: o corpo fala. Os gregos, por exemplo, entendem o aceno com a mão aberta como rejeição.
5 - Especialistas ouvidos pelo US Today indicam, de um modo geral, que o turista esteja realmente aberto aos costumes locais e, em última instância, encare as gafes com humildade e bom humor.
De qualquer das formas, sempre é interessante que, antes de viajar, procure saber-se mais sobre o destino escolhido.
Fonte:
http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/galerias/0,,OI150677-EI14045-FI1837710,00.html