Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

NEUROPEPTÍDEOS…

27.04.11 | Mari Ortiz

Imagine como o sistema imunológico tem que se defender ante o ataque constante a que se vê acometido.

Se lhe parece que as bactérias assassinas, as enfermidades gerais e as gripes malignas são perniciosas, você se surpreenderá quando souber  que as pesquisas médicas e científicas concluíram que o inimigo mais temido pelo organismo não são os micróbios… mas os  pensamentos e as palavras de cada dia.

Quer mais?: há um nutriente de efeitos terapêuticos mais eficaz que as vitaminas, os minerais, as enzimas, os remédios naturais e as ervas medicinais. O amor.

O cérebro trabalha constantemente, todos os dias do ano e a toda hora, não fecha nos  feriados nem tira férias. A princípio, é o computador que dirige o organismo e regula praticamente cada una das funções  do metabolismo e seu equilíbrio químico. Desde o sistema nervoso até a atividade sexual passando por mil  atividades que você  não tem nem ideia, o cérebro é quem manda e está constantemente criando, automatizando, regulando, equilibrando e mantendo todo o organismo a cada momento do dia.

 

 

A ciência já descobriu que quando se tem um pensamento, o cérebro produz substâncias que abrem o que se poderia chamar  de janela para a atuação dos sentimentos.

Quando o pensamento é concluído, a janela se fecha. Por exemplo, quando vê a pessoa amada, essa sensação incrível que percorre o corpo não é outra coisa que uma substância química. Quando se excita sexualmente o seu corpo é levado a liberar outra substância química, e quando um alguém tenta lhe assaltar e vem a vontade de reagir,  de ter consigo uma arma para desintegrar  esse safado, esta ira que sente, esse ácido corrosivo que aparece no sistema circulatório, no estômago, essa sensação, é outra substância enviada pelo cérebro.

Essas substâncias segregadas pelo cérebro se chamam neuropeptídeos.

A biologia levou anos pesquisando este campo e ainda continua. O que sabemos até agora é que quando se tem um pensamento, o cérebro produz substâncias que afetam a pessoa, e o que ela sente é produzido pela assimilação desses neuropeptídeos.

E é aqui a coisa se torna inquietante: a ciência médica fez uma descoberta transcendental na última década que passou praticamente inadvertida. Já era sabido que as células do sistema imunológico, como todas as demais, tem compartimentos de descarga em sua membrana para assimilar diversas substâncias. O que se descobriu foi que na membrana de cada um dos linfócitos que defendem o corpo de bactérias, vírus, fungos, parasitas,  câncer e de todas as enfermidades, existe um ponto concreto de carga que recebe dos NEUROPEPTÍDEOS.

O que importa ao sistema imunológico é aquilo que pensamos, por isso a importância dos pensamentos!

O cérebro só cria a doença que conhece e nosso temor em ter uma doença é o precursor da criação dela. Somos responsáveis pelos nossos sentimentos mais interiores. As palavras nos afetam mais do que armas. Uma ofensa pode nos matar, porque tudo isso deprime nosso sistema imunológico.

Isso não é tudo! Já temos visto que o sistema imunológico fica algum tempo escutando nossos monólogos internos, raivas, mágoas, as ofensas que escutamos, o amor que nos negamos, enquanto nenhuma célula ou órgão do organismo monitore e  responda com uma ação concreta a estas pragas danosas as quais vão se acumulando no órgão que estiver mais fraco. O sistema imunológico não só escuta, mas reage de acordo com o pensamento a este  diálogo emocional.

As  células que defendem nosso organismo  tem pontos receptores de neuropeptídeos, as  substâncias que produzimos no cérebro com cada pensamento.

E a resposta do nosso organismo aos germes patógenos ou ofensas, varia dependendo de que se fortaleça ou debilite o amor por nós mesmos,  que dará força a nosso sistema imunológico para nos defender e nos manter saudáveis. A resposta do sistema imunológico está condicionada ao pensamento!

Tudo o que fazemos ou deixamos que nos façam tem consequências físicas.  Portanto, ame a si mesmo e viva positivamente.

 

 

 

Fonte: do livro

Common Sense Health and Healing - Dr. Richard Schulze.

Tradução e adaptação de J.Reigada.

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.