Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

WIKIPÉDIA... DEZ ANOS EM PORTUGAL.

12.05.11 | Mari Ortiz

 

A Wikipédia está de parabéns! Há dez anos, surgia a versão portuguesa da famosa enciclopédia online, quatro meses após o nascimento da original. O objecivo da ideia foi a de levar o conhecimento gratuito a todas as pessoas, partindo do conceito de colaboração. Por isso mesmo, é uma enciclopédia construída pelo utilizador que, de forma voluntária, contribui com os seus conhecimentos.

 

O português foi a terceira língua a ser adotada. A evolução da Wikipédia portuguesa, conta Manuel de Sousa, da Associação Wikimédia Portugal, começou por ser lenta. Tal acontecia, entende Eduardo Pinheiro, autor do livro “Wikipédia – Guia Prático de Consulta e Edição”, pois esta “não tinha a dimensão e reconhecimento mediático que tem hoje”. Atualmente, os artigos na língua de Camões já rondam os 700 mil e “sucessivas barreiras” vão sendo quebradas a cada momento.

 

Mas nem só de quantidade viveu este percurso. Conta Manuel de Sousa que há, igualmente, uma “melhoria qualitativa do conteúdo dos artigos”. Os dados são resultado de milhares de editores que preenchem as páginas da enciclopédia. Com tantos olhos postos na informação, fará, ainda, sentido falar de fiabilidade? “Por causa da falta de credibilidade, há uma maior necessidade de se justificar a informação”, explica Manuel de Sousa. Como tal, os artigos estão “pejados de fontes e referências”, para garantir a viabilidade da informação. “As regras e critérios de imparcialidade equivalentes aos de uma boa enciclopédia” foram “construindo uma fonte de conhecimento de cariz ímpar”, entende Eduardo Pinheiro. “Se um erro é detectado e reportado, no minuto seguinte é corrigido. Que outra enciclopédia o faz?”, questiona.

 

 

Fonte:

http://www.jn.pt/blogs/nosnarede/archive/2011/05/11/dez-anos-de-wikip-233-dia-em-portugal.aspx


Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.