Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

POIS É... HOJE É SEXTA-FEIRA 13.

13.05.11 | Mari Ortiz

 

 

Isto pode ser visto como um sinal de sorte ou de azar! Sem dúvidas, o número 13 envolve muitas superstições e diferentes crenças por toda parte do mundo. Há quem evite marcar viagens ou compromissos no dia 13, principalmente se for uma sexta-feira… Há quem nem goste de sair na rua neste dia. Existem muitas histórias que explicam essa crença popular. Dizem também que a origem da superstição não é cristã, como a maioria das pessoas pensa.

Segundo uma lenda da Escandinávia, as tribos nórdicas e alemãs foram obrigadas a aceitar o cristianismo. Frigga (que deu origem à frigadag: sexta-feira), deusa do amor e da beleza, foi transformada em bruxa e exilada no alto de uma montanha. Como forma de vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com mais 11 bruxas e o demónio em pessoa, num total de 13 participantes, para rogar pragas aos humanos.

Em alguns lugares do mundo, a superstição é tão forte que não existe o 13° andar de prédios, do 12° pula-se para o 14°. Quartos de hotel, numeração de poltronas, não estranhe se ver o número 13 sendo substituído pelo 12-a, por exemplo. Mas, por que tanto misticismo em torno desse número?

Muitos acreditam que a lenda que originou “o medo” do número 13 teve seu início em um banquete dos deuses nórdicos, onde 12 divindades foram convidadas. Loki, o Deus do fogo, espírito do mal e da discórdia, compareceu sem ser chamado. Resolveu se vingar e enganou um Deus cego para que ele ferisse Baldur (o Deus solar e preferido do pai de todos os Deuses). Daí a crença de que um jantar com 13 pessoas não traz boa sorte.

Também o fato do azar de 13 pessoas à mesa pode ser ligado à Última Ceia. Eram 13, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.

Mas, não se pode atribuir um aspecto negativo à morte e achar que o número 13 atrai coisas ruins. No tarô, a carta da morte é o Arcano 13, mas nem sempre ele representa a morte física, mas sim transformações internas e externas. E mesmo que represente a morte física, vale lembrar que muitos povos acreditam que ela seja uma evolução. Também há quem diga que o número 13 é sinônimo de sorte, pois 1+ 3= 4, que é um símbolo de força e prosperidade.

Está mais do que comprovado que as crendices em relação ao número 13 estão associadas à cultura e às regiões. Mito ou verdade? Sabe-se lá!!! Na dúvida, convém tomar cuidado…


Fonte: http://www.zastros.com.br/VerMateria.aspx?mat=152&cat=4

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.