Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

NA CHINA… PONTE DA BAÍA DE HANGZHOU.

19.05.11 | Mari Ortiz

A saber que uma Ponte Estaiada (Português Brasileiro) ou Ponte Atirantada (Português Europeu) é um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte…

 

 

… vamos conhecer um pouco sobre a Ponte Trans-oceânica  da Baia de Hangzhou, uma das obras primas da arquitetura moderna. É considerada a ponte com mais longa travessia marítima do mundo (36 km), com um preço de 11.800 milhões de yuans (U$$ 2.800 milhões, ou 1.090 milhões de euros). A única estrutura similar no mundo é a Ponte Causeway, na Louisiana (Estados Unidos), com 38,4 km, mas que não atravessa águas marítimas, e sim o lago Pontchartrain.

 

 

 

Inaugurada  em  1 de Maio de 2008, passou nove anos em planejamento, preparação na sua concepção e utilizou cerca de 600 engenheiros, desenhistas, arquitetos e designers  chineses. A ponte liga o município Ningbo Cixi,  no  sul,  ao  de Jiaxing, no norte. Tem uma auto-estrada de 6 pistas, com  120 kms  de  direção, fora  a  viagem  entre  Xangai e Ningbo. Há  também duas faixas extras reservadas para socorro e uso de emergência.

 

 

A obra foi projetada para resistir a todos os tipos de tufões, já que se encontra em uma região propícia ao surgimento deste fenômeno no verão, no hemisfério norte. Em sistema de auto-gestão, auto-investimento, com experiência de construção de seis pontes no mundo, utiliza a quantidade de aço equivalente a 7 “pontes comuns”.  A ponte também foi construída para evitar que os motoristas se distraiam ao volante e causem acidentes, já que tem forma de S, em cumprimento à lei chinesa que proíbe estradas com mais de 10 km em linha reta, e cada cinco km de guard-rail foi pintado com uma cor diferente.

 

 

 

Um dos pontos mais espetaculares do projeto é a ilha de serviços, sobre uma barragem concebida para não interromper o curso das marés, e cuja construção no centro da ponte, junto ao viaduto, foi concluída após a inauguração da ponte. O centro  tem  um  restaurante, um quiosque  de gasolina, hotel, salas de conferência, e uma torre de vigia de onde os visitantes podem observar a maré e as ondas de Hangzhou Bay. Dois parques públicos também estão sendo planejados nos dois lados da ponte.

 

 

Hangzhou Bay é conhecida pelas suas ondas e marés - uma maravilha natural e uma grande atração turística.  As ondas se deslocam a velocidades que alcançam 30 km/h e, às vezes, soa como o rugido de um trovão.

 

 

 

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_estaiada

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_da_Ba%C3%ADa_de_Hangzhou

http://pt.scribd.com/doc/40657064/CHINA-Maravilhosas-Pontes

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.