Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

JARDIM POLISENSORIAL...

01.06.11 | Mari Ortiz

Os chineses já ativavam os cinco sentidos em seus jardins. A vida social, erudita, acontecia no jardim, que era composto para levar ao relaxamento e à meditação. Sempre levando em consideração a intenção de uso do lugar. Os jardins sempre foram um bálsamo para o espírito. As florestas, o lugar de recuperar a saúde.

 

 

Hoje cresce a tendência de criar jardins que ajudem na recuperação de doenças. Um jardim que exale um perfume gostoso, que tenha ruídos suaves e um visual bonito, transmite tranquilidade.

Está comprovado cientificamente que o contato com a natureza diminui dores e ajuda na recuperação de doenças, principalmente no câncer. Nos Estados unidos e Europa já existem muitos destes jardins que são chamados de terapêuticos. Eles são elaborados em áreas ao ar livre, em hospitais e locais públicos. Eles ajudam não só aos pacientes, mas também aos cuidadores e ao staff do hospital. Experiências mostram que pacientes expostos à natureza reduzem o stress, encontram motivação, melhoram o sistema imunológico e têm mais controle sobre a dor.

 

 

Estes jardins tem certas regras que precisam ser seguidas. Principalmente quanto à segurança do usuário.

Os pisos devem ser antiderrapantes. Caminhos largos que possam transitar em uma cadeira de rodas.

A escolha das plantas pelo seu aroma, a fonte com o barulho de água despertando o cérebro e acalmando a mente. Uma mistura de plantas escolhidas por seu aroma, cor, propriedade medicinal, simbolismo. Outras que atraiam pássaros. Tudo isto vai despertar os cinco sentidos. E provocar uma distração positiva.

Existem jardins próprios para crianças, diminuindo o tempo de internação. Outros são feitos para idosos, onde os aromas levam a conversação, ativam a memória, relaxam e diminuem a depressão. Esta sensação libera a  endorfina, que promove o bem estar.  

 


Até nas prisões existem jardins terapêuticos, onde os presos produzem mudas de plantas, que são vendidas no mercado.

As clinicas psiquiátricas também adotaram estes jardins para acalmar os pacientes.

A medicina já comprova que na recuperação de várias doenças, é melhor quando há contato com a natureza.

 

 

 

Fonte:

http://www.jornalternativonline.com.br/index1.asp?qm=p&ed=1&c=90&t=459

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.