Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Novos computadores flexíveis vão revolucionar o mundo

16.01.09 | José Coelho

Cientistas sul-coreanos criaram uma técnica de produção de grafeno, um novo material que vai mudar a forma das máquinas do mundo da electrónico.
 

 

Nova técnica abre caminho para futuros computadores maleáveis, transparentes e ultrafinos.

Cientistas sul-coreanos desenvolveram um novo método para produzir eléctrodos transparentes e elásticos. Esta descoberta, divulgada ontem através da revista Nature, pode ter largas implicações no fabrico de equipamento electrónico flexível e de computadores maleáveis ou aplicáveis numa superfície plástica ou até na própria roupa dos consumidores, como pode ser visto nas imagens de possíveis futuras aplicações.

A equipa liderada por Byung Hee Hong, da Universidade de Sungkyunkwan, em Seul, concebeu uma técnica de produção de camadas de grafeno com maior qualidade do que as existentes. O grafeno é uma lâmina microscópica da espessura de um átomo de carbono, neste caso aplicada num substrato de níquel. A nova técnica de deposição química de vapor poderá permitir superar as dificuldades na produção deste material, que tem propriedades físicas quase inimagináveis mas preço ainda muito elevado.

Estes materiais têm propriedades mecânicas e electrónicas muito superiores aos que são utilizados nos equipamentos existentes. Os coreanos desenvolveram um método simples para produzir e transferir em larga escala películas de grafeno de alta qualidade.

Estas técnicas, quando puderem ser comercializadas, abrem caminho a um grande passo evolutivo na electrónica. Os novos materiais são mais amigos do ambiente e surgem numerosas possíveis aplicações. O papel electrónico, por exemplo, transístores de reduzida espessura, circuitos flexíveis e translúcidos. Na actual electrónica transparente é usado um componente cada vez mais raro, o índio. O grafeno aumentará a qualidade dos equipamentos, contornando o problema da escassez de materiais que incorporam índio. As possibilidades dos equipamentos flexíveis e elásticos serão também imensas.
 

Fonte: Diário de Notícias
Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.