SAIBA SE O SEU TELEMÓVEL É SEGURO
Como se classifica o seu telemóvel em termos de radiações emitidas?
Qual a melhor forma de evitar riscos para a saúde sem deixar de comunicar por telemóvel?
Estas são questões que se tornaram mais pertinentes depois dos avisos da Organização Mundial de Saúde de que o uso de telemóvel aumenta o risco de desenvolvimento de alguns tipos de cancro.
A onda de medo é geral, embora já tenham sido feitas algumas comunicações para acalmar a situação, nomeadamente sobre a necessidade de reavaliação do estudo que ainda não foi publicado na íntegra e que deverá ser divulgado nos próximos dias no jornal The Lancet Oncology, um dos mais reconhecidos nesta área.
O Environmental Working Group (EWG) tem alguns conselhos online, aos quais junta a recomendação de compra de equipamentos com menor nível de radiação. A organização mantém online um Guia para quem quer saber quais os 10 melhores e os 10 piores equipamentos a nível de radiações.
A análise tem sido muito contestada, e também tem limites de aplicabilidade ao mercado português devido às diferenciações de modelos entre o mercado norte-americano e a Europa.
Mesmo assim não deixa de ser uma referência possível, permitindo a pesquisa entre mais de 100 modelos e compilando um Top que se pode ver abaixo.
Veja também o quadro específico para os smartphones, que não é actualizado desde Dezembro do ano passado e tem os mesmos problemas de falta de sintonia com o mercado português.
Via: tek.sapo.pt