Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

COM FRIO? COM CALOR?

30.06.11 | Mari Ortiz

 

Recentemente, novas jaquetas que controlam o clima ajudaram soldados indianos a se manterem aquecidos em temperaturas abaixo de zero na geleira de Siachen, situada no leste do Himalaia, e até ajudou vacas a produzir mais leite.

Mas tudo começou com estudantes universitários com a ideia de criar roupas que se adaptassem ao frio de Boston, EUA, e ao mesmo ao calor dos quartos da moradia do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Agora, os alunos começaram a vender as jaquetas que possibilitam aos usuários controlar seu conforto sem ter que tirar e por várias peças. “Nosso produto pode ir de 0ºC a 100ºC, simplesmente apertando um botão”, disse Kranthi Kiran Vistakula. “Nós temos quatro níveis de aquecimento e mais quatro de resfriamento, que variam entre baixo, médio, alto e muito alto”.

A tecnologia criada por Vistakula usa o chamado efeito Peltier que ajuda a “esfriar” aparelhos eletrônicos como notebooks. Quando a eletricidade passa entre dois materiais, cria a diferença de temperatura, então um lado esquenta e o outro esfria.

O dispositivo de troca de calor precisa de ventilação para “espantar” o calor. Mas o estudante usou nanomateriais para criar uma versão leve e eficiente com partes que não se movem, para instalar nas roupas. “Nós conseguimos reduzir o peso e eliminar a necessidade de ventilação”.

A roupa funciona a base de baterias de notebook e dura até oito horas. Além de jaquetas, estão sendo produzidos sapatos, capacetes e até joelheiras e cotoveleiras para aquecer as articulações.

Mas isso é só o começo. A equipe de Vistakula já está pesquisando para levar a invenção para a área da medicina: o “HamemoSave” promete usar temperaturas baixíssimas para controlar sangramentos, dores e inflamações em emergências médicas. “Mas estamos em um estágio inicial. O produto só funciona em ferimentos superficiais”, conta.

Em outro caso, testes com as jaquetas adaptadas para vacas obteve sucesso em fazê-las produzir mais leite. Contudo, nem todos os fazendeiros conseguem arcar com os custos da inovação enquanto ela não for produzida em larga escala.

 

http://hypescience.com/com-frio-coloque-essa-jaqueta-com-calor-coloque-essa-jaqueta

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.