Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

O PORTUGUÊS "MOSCATEL DE SETÚBAL"... ELEITO O MELHOR DO MUNDO.

14.07.11 | Mari Ortiz

 

O Moscatel de Setúbal – Reserva 2006, da casa Venâncio Costa Lima, foi distinguido como o melhor do mundo, tendo obtido a classificação máxima entre os 210 moscatéis inscritos no concurso francês "Muscats du Monde".

 

 

Em competição estavam moscatéis de 23 países, mas o néctar de Setúbal foi o que mais agradou ao júri. No Top 10 dos melhores moscatéis de 2011 ficou ainda outro vinho da casa Venâncio da Costa Lima e o Moscatel do Douro 10 anos, da Adega Cooperativa de Favaios. Os restantes países representados nesta lista são França, Espanha, Brasil e África do Sul.

Joana Vida, da Venâncio da Costa Lima, sublinha que “é a primeira vez que um moscatel português arrecada este prêmio”. A distinção, atribuída por provadores treinados e atentos a critérios de qualidade muito exigentes, “comprova indiscutivelmente o terroir singular da Península de Setúbal”, diz.

 

 

O júri era composto por 55 provadores de diversas nacionalidades, que fizeram a prova "cega" de todos os vinhos, sem identificação de marca, país ou produtor. A 74 dos 210 vinhos concorrentes, foram atribuídas 49 medalhas de ouro e 25 de prata.

 

Já em 2010, o moscatel de Setúbal tinha sido eleito como um dos dez melhores moscatéis do mundo. Os vinhos Venâncio da Costa Lima concorrem no "Muscats du Monde" desde 2008 e obtiveram sempre medalhas de ouro. Esta casa vinícola está sediada na Quinta do Anjo, em Palmela, desde 1914.

O concurso internacional "Muscats du Monde", realizado em Montpellier, França, é especializado numa só casta, a muscat. Desde 2000, avalia e premeia os melhores moscatéis do mundo.

 

 

 Fonte: publico.pt

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.