Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Microsoft cria computador para pessoas idosas

30.05.08 | José Coelho

A Microsoft do Reino Unido apresentou numa conferência de inclusão digital em Londres um computador pessoal para utilizadores idosos. O destaque do PC é um interface mais simples e vários programas úteis, como uma aplicação de gestão para receitas.

O projecto está a ser desenvolvido em parceria com as associações de solidariedade Age Concern e Help the Aged, e de acordo com a BBC foi apenas um exemplo dos vários apresentados pela subsidiária britânica da Microsoft durante o evento.

Apesar de não revelar grandes pormenores sobre o PC para idosos, um responsável da Microsoft citado pela BBC adiantou que este estaria disponível dentro de cerca de um ano.

Esta não é contudo uma novidade para a multinacional, que tem vindo a desenvolver nos EUA iniciativas semelhantes em conjunto com a fabricante de hardware HP.

A apresentação deste tipo de soluções demonstra algum investimento por parte da empresa em tentar dividir o fosso digital que cada vez mais se nota, sobretudo entre os utilizadores de tecnologias mais novos e os mais velhos, que não nasceram na era dos gadgets que rodeiam os jovens de hoje em dia.

Um outro projecto apresentado em Londres foi um PC financiado com publicidade que vem pré-instalado com um currículo de literacia digital onde os utilizadores podem aprender a trabalhar com um computador ou a navegar na Internet de forma segura.

Para Stephen Uden responsável pela área de skills e economic affairs da multinacional, o problema da inclusão digital não passa apenas pela disponibilização de PCs, uma vez que considera que «não é assim tão simples de utilizar ou barato para toda a gente».

Stephen Uden defende que no futuro não vão ser apenas os que não têm a acesso a um computador que serão excluídos digitalmente, mas também quem não souber utilizar telemóveis, televisão digital ou consolas de jogos.

Fonte consultada: www.bbc.co.uk/technology

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.