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TRABALHE SUA IMAGEM...

19.07.11 | Mari Ortiz

 

 

Muita gente competente passa uma imagem contrária e essa aparência negativa acaba por limitar suas oportunidades. É preciso ter cuidado para com a imagem e buscar eliminar dela qualquer item que possa trazer impacto desfavorável. A imagem é formada principalmente por:


a) aparência;
b) comportamentos;
c) comunicações;
d) resultados apresentados;
e) outros aspectos.

 

O ideal é fazer uma análise tipo "pente-fino" da própria imagem, levando em conta cada um desses tópicos.
Vários desses pontos podem comunicar a idéia de incompetência, irresponsabilidade, falta de comprometimento com as metas da empresa, desatenção, ou simplesmente distorcem a maneira como você é visto por outras pessoas. Vejamos cada quesito individualmente:
 

Aparência
.....Uma roupa espalhafatosa, ou mesmo casual demais, pode comunicar a idéia de que o sujeito é desleixado, desorganizado, inconsequente ou rebelde. Mais vale pecar pelo excesso de sobriedade do que pela falta dela.
.....Um acessório inadequado pode transmitir a ideia que o sujeito está na profissão errada (por exemplo, imagine um executivo com uma pasta de esportista) ou que seu emprego não é sua maior prioridade (com bonés de time de futebol, por exemplo).
.....Excentricidades em geral: um bigode ou cabelo mirabolante pode dar a ideia de que o indivíduo perde tempo demais cuidando da aparência e preocupando-se com picuinhas.

Comportamentos
.....Atraso crônico no término de trabalhos, em reuniões, no cumprimento de compromissos, pode ter uma boa justificativa, mas, transmite forte ideia de descaso ou incapacidade de cumprir prazos.
.....Manter mesa atolada, ambiente desorganizado transmitem ideia de falta de controle. Da mesma forma, excesso de objetos pessoais podem atrapalhar na hora de construir uma imagem de comprometimento.
.....Resista à tentação de expor seus problemas pessoais no trabalho, além de dar margem a fofocas, você tira o foco das pessoas dos resultados que obteve.

Comunicações
.....Excessiva comunicação social, envio de e-mails não-profissionais, dá a impressão de que o indivíduo não é firme no trabalho ou está com tempo de sobra.
.....Confusão em comunicar transmite ideia de amadorismo ou desconhecimento do assunto discutido.
.....Dificuldade de diálogo ou hesitação na hora de relacionar-se com os colegas demonstra falta de espírito de liderança e limita suas opções de crescimento.

Resultados apresentados
.....O relatório contém erros - e lá se vai a imagem de valor que ele deveria ter e com ela a credibilidade dos dados contidos.
.....Explicações muito longas na hora de apresentar indicam que a proposta não se sustenta sozinha. Seja objetivo e incisivo, explicando apenas quando for necessário.
.....A apresentação está rebuscada e enfeitada na proposta – e os outros ficam pensando que houve desvio de atenção e perda de tempo.

Outros aspectos
.....As companhias escolhidas pelo indivíduo afetam negativamente sua imagem, eventualmente. Lembre-se de que ao trabalhar em uma empresa você está associando-se aos sucessos e fracassos da mesma.
.....Esteja sempre informado de tudo o que puder sobre sua empresa. Dessa forma você nunca é pego de surpresa e comprova estar sempre alinhado aos objetivos da mesma.

.....Saber trabalhar sua imagem é uma competência em si, e deve ser desenvolvida para fazer seu trabalho aparecer. Então preste atenção em como você está sendo visto em seu emprego e assuma controle de sua imagem.


Autoria: José Antônio Rosa - professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação (Brasil), jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.

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