Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

GIFS ANIMADOS OU A ARTE DAS IMAGENS EM MOVIMENTO

04.08.11 | Antonio Gralhas

O formato, criado há mais de 20 anos pela CompuServe tomou como nome a sigla GIF (Graphics Interchange Format), pode ser descrito como um formato de imagem de mapa de bits com a particularidade de permitir a criação tanto de imagens estáticas, como de animações.

Amplamente usado na Web com resultados mais ou menos interessantes - sem que lhe possa ser roubado o mérito de ter oferecer uma forma fácil (e barata) de introduzir elementos animados nas páginas - o formato tem despertado também o interesse dos artistas empenhados em explorar as plataformas multimédia.
Algumas das abordagens optam por explorar a perspectiva mais retro do formato, que estão patentes não só nas animações, como no tipo de imagens usadas e na relação entre elas.
Aquele que é provavelmente o caso mais mediático são as criações da fotógrafa de moda Jamie Beck e do designer Kevin Burg.

O casal que tem dado que falar este ano, chama-lhes Cinemagraphs, por misturarem os conceitos de fotografia e filme.
O resultado impressiona não só pela qualidade das imagens, que têm sido descritas como verdadeiras obras de arte, como pela subtileza dos movimentos.

 

cinemagraphs 

cinemagraphs 

cinemagraphs 

cinemagraphs

A técnica tem sido aplicada a diversos trabalhos e temas, contemplando fotos da cidade de Nova Iorque, eventos de moda ou mesmo comida, disponíveis para consulta no site do projecto.

 

Fonte: tek.sapo.pt

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.